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Ajuda sobre limites

Ajuda sobre limites

Mensagempor MJC » Ter Mai 06, 2008 12:41

Sou aluno de administração e estou cursando a disciplina de métodos determinísticos. Infelizmente, tenho muita dificuldade com as questões que envolvem limites e freqüentemente deparo-me com indeterminações. Gostaria que, se fosse possível, algum participante do fórum me auxiliasse em alguma questões.


1) lim f(x), quando f(x)={2x+3, se x<1; 14, se x=1; 7-2x, se x>1}
x -> 1

2) lim x³-2x+20
x->\infty ______________________
x^5 + 6x³ +9

Espero que tenha ficado claro a segunda questão, pois não tenho prática em utilizar LaTex via BBCode e por isso acabou saindo uma fórmula meio truncada, mas seria na realidade x quando se aproxima do infinito e no 1°termo do denominador x elevada a quinta potência. Desde já agradeço a tenção dispensada
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor admin » Ter Mai 06, 2008 15:10

Olá, seja bem-vindo!
Favor conferir se as questões estão como você pretendia escrever.

f(x)=
\left\{
\begin{matrix}
2x+3 & se & x<1 \\
14 & se & x=1 \\
7-2x & se & x>1
\end{matrix}
\right.

Neste caso, é importante fazer o gráfico para visualizar a idéia, veja:
grafico_limites_laterais.jpg


Para que exista o limite da função f, os limites laterais devem ser iguais.
Aqui, tendendo pela esquerda:
\lim_{x \rightarrow 1^-} 2x+3 = 5

Tendendo pela direita:
\lim_{x \rightarrow 1^+} 7-2x = 5

Note que o limite de f é igual a 5, com x tendendo a 1.
O que não significa que a função f assuma o valor 5 quando x=1, tanto é que f(1)=14.


Neste outro prolema,
\lim_{x \rightarrow \infty} \frac{x^3-2x+20}{x^5+6x^3+9}

Dividindo o numerador e denominador por x^3, temos:
\lim_{x \rightarrow \infty} \frac{\frac{x^3-2x+20}{x^3}}{\frac{x^5+6x^3+9}{x^3}} =
\lim_{x \rightarrow \infty} \frac{1-\frac{2}{x^2}+\frac{20}{x^3}}{x^2+6+\frac{9}{x^3}}

Como agora não há uma indeterminação, aplique as propriedades de limites:

\lim_{x \rightarrow \infty} \frac{1-\frac{2}{x^2}+\frac{20}{x^3}}{x^2+6+\frac{9}{x^3}}
=
\frac{\lim_{x \rightarrow \infty} \left( 1-\frac{2}{x^2}+\frac{20}{x^3}\right)}{\lim_{x \rightarrow \infty} \left( x^2+6+\frac{9}{x^3} \right)} = \cdots = \frac{1 - 0 + 0}{\infty + 6 + 0} = \frac{1}{\infty} = 0


Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Fábio Sousa
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor MJC » Ter Mai 06, 2008 15:58

Fico Muito agradecido pela ajuda. Poderia recomendar-me algum livro sobre a matéria que venha acompanhado de questões resolvidas?
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor admin » Ter Mai 06, 2008 16:08

Olá.
Recomendo não só o primeiro livro de nossa bibliografia (Stewart), mas qualquer outro livro de cálculo I, por exemplo, o volume 1 do Guidorizzi.

Além da leitura deste tópico com informações sobre o e-cálculo, com teoria, exemplos e exercícios: viewtopic.php?f=120&t=115#p186
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor MJC » Ter Mai 06, 2008 17:28

Caro Fábio, desculpe-me pelo abuso, mas existe outro tópico relacionado que me funde a cabeça. Assíntotas. Primeiro, gostaria de entender onde posso usar estes conceitos em administração? Se puderes me ajudar ficaria feliz, pois não consigo visualizar qualquer utilidade.
Duas questões que me apresentaram no curso: Determinar assíntotas verticais e horizontais, caso existam, das funções:
1) f(x)= 3/(x-2)²

2)g(x)= 2x-6/x+1
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor admin » Ter Mai 06, 2008 19:05

Olá.
Sobre as aplicações em administração, não sou habilitado para dizer, mas vale comentar que o estudo da matemática em si não se restringe às aplicações. De qualquer forma, posso citar curvas de demanda como exemplo, onde se faz uso de integrais. E ao falar de cálculo: limites e assíntotas são exemplos de pré-requisitos! Mesmo que por ora você não encontre aplicações relacionadas às assíntotas, certamente encontrará para derivadas e integrais.

Para seu estudo de assíntotas, pense inicialmene em uma hipérbole, por exemplo a função y=\frac{1}{x}.
hiperbole.jpg
Há uma assíntota vertical e outra horizontal.

Quanto x tende a zero, o valores de y ficam arbitrariamente grandes (em módulo).
A reta x=0 é a assíntota vertical que nunca e tocada pela hipérbole.

Por outro lado, quanto tornamos x arbitrariamente grande (em módulo), notamos que o valor da função tende a zero, os valores de y ficam arbitrariamente pequenos (em módulo).
A reta y=0 é a assíntota horizontal que também nunca é tocada pela hipérbole.

Considero que este seja o exemplo mais didático para extrair este entendimento. Pense com o gráfico.


Para descobrir as assíntotas, você precisará utilizar limites.
Em geral, a assíntota vertical é determinada por alguma restrição no denominador por ser zero.
A assíntota horizontal obtemos analisando o limite da função quando x \rightarrow \infty.
Veja, no segundo exercício que você enviou, vimos que o limite da função quando x \rightarrow \infty é zero (o limite é 0).
Ou seja, a reta y=0 é a assíntota horizontal.


Sugiro ler a teoria no livro do Stewart sobre limites no infinito, assíntotas horizontais e verticais.
Se necessário, comente após suas tentativas.
Espero ter ajudado e bons estudos!
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor admin » Ter Mai 06, 2008 21:06

Olá.
Sugestões para os exercícios de determinação das assíntotas:

1) f(x) = \frac{3}{(x-2)^2}
Pense na assíntota vertical como um valor da abscissa (eixo x) onde a função não está definida.
Neste caso, localize o problema do denominador (não pode ser zero).
Pergunte-se: qual valor de x anularia o denominador?
A assíntota vertical é a reta sobre este valor, perpendicular ao eixo x.

Para a assíntota horizontal, calcule:
\lim_{x \rightarrow \infty} f(x) = \lim_{x \rightarrow \infty} \frac{3}{(x-2)^2}


2) g(x)= 2x-\frac{6}{x}+1
Analogamente neste caso.
Para a assíntota vertical, pergunte-se: qual denominador tem restrição? Em qual valor de x?

Para a assíntota horizontal, calcule o limite:
\lim_{x \rightarrow \infty} g(x)= \lim_{x \rightarrow \infty} \left( 2x-\frac{6}{x}+1 \right)

Neste caso, \lim_{x \rightarrow \infty} g(x) = \infty, o que indica não existir assíntota horizontal (pense no gráfico).
O mesmo vale para \lim_{x \rightarrow -\infty} g(x) = -\infty.

Em palavras, esta idéia pode ser dita assim: quando aumentamos x arbitrariamente, em módulo, a função g também cresce arbitrariamente (em módulo), ou seja, sem limitações como aconteceria se houvesse assíntota horizontal.

Acho que a partir daqui você já deve perceber que as assíntotas estão associadas com as limitações das funções consideradas. Talvez esta idéia facilite suas reflexões sobre aplicações em sua área.

Aguardo sua interação. Até mais!
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor MJC » Qua Mai 07, 2008 00:19

Um colega de curso está estudando pelo seguinte título: Matemática para Administração, autor: Hamilton Luiz Guidorizzi, como o sobrenome é o mesmo do que você citou, talvez você tenha referências sobre a obra.Percebo que ele está muito mais afeito a matéria do que eu, o que também não é lá grande coisa, pois estou com sérias dificuldades. Sendo mais claro, Estudo em Universidade Federal do RJ que adota uma literatura própria, organizada pelos professores,com uma abordagem de conhecimento mais avançada do que possuo. Neste bimestre iniciamos com funçoes exponenciais e logarítmicas, depois passamos a noção intutiva de limite, limites de funções e suas propriedades, limites laterais, limites envolvendo infinito e em algum momento eu perdi o fio da meada, algo como se eu tivesse perdido alguma aula, algo que não aconteceu. Começo a perceber que necessitarei de um esforço imenso para compreender a matéria. Fico agradecido a você, pois sua explicações tem me valido mais do que 100 páginas de livro. Recomendo inclusive que pense sériamente em desenvolver seu lado editorial, pois nesta área sempre encontramos vazios didáticos em diversas obras. De quaquer modo, continuarei frequentando o site, pois muito tem me servido para a rotina de estudos. Abraço.
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Re: Ajuda sobre limites

Mensagempor admin » Qua Mai 07, 2008 00:58

Olá, boa noite.
O autor é sim o mesmo, mas eu não tenho e ainda não conheço este volume para administração.
Considerando a boa qualidade das obras em cálculo, mesmo sem conhecer, acredito que seria bem interessante para seu caso.

Em meu curso também tive sérias dificuldades, considerando o nível cobrado. Acho que a grande vantagem deste fato comum a nós e certamente a muitos outros alunos de universidades públicas, é que aperfeiçoamos o modo de aprender, mais independente de professores ou métodos. Ficamos mais íntimos dos livros. Este esforço que você comentou será sempre necessário, pois apenas nós somos responsáveis pelo entendimento.

Ressalto que suas próximas dúvidas sempre serão bem-vindas, especialmente acompanhadas de curiosidades, idéias e tentativas.
Não tenho formação nem condições para lecionar cálculo, apenas gosto do assunto.
Desejo sucesso!
Até mais.
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?