Página 1 de 1

[Integração por Partes] Constante de integração

MensagemEnviado: Dom Set 01, 2019 14:11
por KleinIll
A fórmula de integração por partes separa as funções em duas partes: uma carrega uma função escolhida u e o restante é denominado dv. Para aplicar a fórmula de integração por partes, é necessário integrar dv para encontrar v. Nesta etapa, haverá uma constante de integração. A minha dúvida é: no produto entre u e v, o v deve conter a constante de integração?

uv - \int_{}^{}vdu
v = x + c
u(x+c)-\int_{}^{}x+cdu

Re: [Integração por Partes] Constante de integração

MensagemEnviado: Qui Set 05, 2019 22:56
por DanielFerreira
KleinIll escreveu:A fórmula de integração por partes separa as funções em duas partes: uma carrega uma função escolhida u e o restante é denominado dv. Para aplicar a fórmula de integração por partes, é necessário integrar dv para encontrar v. Nesta etapa, haverá uma constante de integração. A minha dúvida é: no produto entre u e v, o v deve conter a constante de integração?

uv - \int_{}^{}vdu
v = x + c
u(x+c)-\int_{}^{}x+cdu


KleinIll, não precisa! A constante de integração só aparecerá quando você integrar

\mathsf{- \int v \, du}

Re: [Integração por Partes] Constante de integração

MensagemEnviado: Sex Set 06, 2019 18:39
por KleinIll
Daniel, a dúvida era exatamente a integração que dá origem ao v da fórmula de integração por partes. Contudo, refiz as contas e descobri que eu tinha ignorado um número. Depois de consertar o erro, as constantes de integração, tanto para v quanto para a integral da fórmula, anularam-se.

Agradeço a atenção.