• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Cálculo de Limites

Cálculo de Limites

Mensagempor Bruhh » Qui Abr 22, 2010 15:01

Alguém, por favor, me ajuda com os cálculos de limites?

Tenho, por exemplo, o limite abaixo:
Lim \frac{x³+3x²-x-3}{x³-x²+2}
x->-1

Se eu substituir -1 no denominador vou obter 0, então pelo método de Briot Rufini tento retirar a indeterminação, mas minha professora explicou que o último número deve zerar porém não é o que acontece:
-> primeiro repito o primeiro número para baixar o grau, depois multiplico 1 por -1 e somo com o -1 do x², que fica -2, depois o multiplico por -1 e somo com 2, o que vai resultar em 4, e não em zero como deveria ser!
x²-2x+4

Eu estou calculando errado ou último número pode ser qualquer número? O método do Rufini serve para baixar o grau de qualquer expressão?

Obrigada :y:
Bruhh
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 14:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Eng. Química
Andamento: cursando

Re: Cálculo de Limites

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 22, 2010 17:29

Bruh, eu fiz a divisão no braço em cima e embaixo por (x+1). e resultou que:

x^3 +3x^2 -x -3 = -3x(x+4)(x+1)
x^3 -x^2 +2 = 2x(x-2)(x+1)

Então temos que \lim_{x \to -1} = \frac {-3x(x+4)(x+1)} {2x(x-2)(x+1)} = \lim_{x \to -1} = \frac {-3 \cdot -1 \cdot (-1 +4)} {2 \cdot -1 \cdot (-1 -2)} = \frac {3}{2}

É prudente conferir minhas contas.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Cálculo de Limites

Mensagempor Bruhh » Qui Abr 22, 2010 20:40

Bom na minha apostila o resultado é -\frac{4}{5}
Eu observei que se substituir -1 no numerador o resultado é -4, só no denominador que zera, mas eu já tentei por divisão de polinomio e por Rufini mas eu não consigo chegar no resultado nunca.
Voce sabe me dizer se o método de Rufini serve para todo o tipo de equação?E se tem que ser 0 o último número?


Obrigada
Bruhh
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 47
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 14:30
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Eng. Química
Andamento: cursando

Re: Cálculo de Limites

Mensagempor Douglasm » Qui Abr 22, 2010 21:57

Olá Bruhh. Eu fiz pelo Briot-Ruffini e deu certinho, veja só:

-1 é raiz tanto do numerador quanto do denominador:

(-1)^3 + 3(-1)^2 - (-1) - 3 = 0

(-1)^3 - (-1)^2 + 2 = 0

Deste modo, sabemos que na fatoração de ambos os polinômios consta o fator (x+1). Agora devemos aplicar o método de Briot-Ruffini (e sim, ele serve para abaixar o grau de qualquer polinômio):

briotruffini.JPG
briotruffini.JPG (7.99 KiB) Exibido 8636 vezes


(N = numerador ; D = Denominador)

Simplificando, o algoritmo é composto dos seguintes passos:

1º - Colocar os coeficientes de x^n , x^{n-1}, x^{n-2}, etc. (sem esquecer das potências de x que possuem coeficiente igual a zero)

2º - Determinar um divisor (uma raiz do polinômio, no nosso caso o -1)

3º - Realizar as seguintes operações: Repetir o primeiro coeficiente na linha de baixo; Multiplicar o divisor por ele; Somar o resultado com o próximo coeficiente; Abaixar essa soma e repetir o processo até o final. (Por exemplo, a seqüencia de operações na divisão do numerador é: 1º. abaixar o 1 ; 2º. -1 . 1 = -1 ; 3º. -1 + 3 = 2 ; 4º. -1 . 2 = -2 ; 5º. -2 + (-1) = -3 ; 6º. -1 . -3 = 3 ; 7º. 3 + (-3) = 0)

Os números em vermelho são os novos coeficientes do polinômio. O limite agora toma a forma:

\lim_{x\rightarrow {-1}} \frac{(x^2 +2x -3)(x+1)}{(x^2 - 2x+2)(x+1)} = \lim_{x\rightarrow {-1}} \frac{x^2 +2x -3}{x^2 - 2x+2} = \frac{-4}{5}

Espero ter ajudado. Até a próxima.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.