• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Cálculo

Cálculo

Mensagempor Josemar » Sáb Fev 24, 2018 21:31

Por favor , preciso de ajuda para aprender a resolver este tipo de problema de matemática:
Três auxiliares de serviços gerais juntos receberam R$938,00 , Sabe-se que Arthur recebeu o dobro de Beto e o quadruplo de Fábio e decidiram repartir o total recebido de acordo com o trabalho realizado por cada um, Qual a quantia que Fábio recebeu?
+ Então pessoal eu tentei dividir por têrs e depois pegar as partes para deixar Arthur com 4 vezes a mais diminuindo de Fábio mas não consegui o resultado, por favor me ajudem a aprender ,
muito grato por enquanto. :$
Josemar.
Josemar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Fev 24, 2018 18:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Cálculo

Mensagempor Gebe » Dom Fev 25, 2018 19:12

Ola, primeiramente sua pergunta esta na seção errada, tenta colocar na certa em uma proxima ocasião pra garantir um melhor atendimento a tua duvida. :y: :)
Certo, neste tipo de questão é essencial que tu tente representar matematicamente o que o enunciado te informa.
Podemos começar, por exemplo, representando Arthur pela variavel "A", Beto por "B" e Fabio por "F", assim evitamos ficar reescrevendo estes nomes, mas se preferir chamar de "x", "y" e "z", como normalmente é feito, fica a tua escolha. Vamos então as informações:

1) Três auxiliares de serviços gerais juntos receberam R$938,00 --> A + B + F = 938

2) Sabe-se que Arthur recebeu o dobro de Beto --> A = 2.B ou A/2 = B (apenas passamos o 2 dividindo)

3) e o quadruplo de Fábio --> A = 4.F ou A/4 = F (apenas passamos o 4 dividindo)

Nota agora que com as informações coletadas podemos substituir as equações (3) e (2) em (1):

(1): A + B + F = 938

(2) e (3) substituindo em (1) : A + (A/2) + (A/4) = 938

Agora basta resolvermos esta equação isolando a variavel "A" (Arthur):
Vou resolver multiplicando ambos os lados da equação por 4, mas poderiamos fazer passo a passo tirando o MMC.

A + (A/2) + (A/4) = 938 (multiplicando ambos os lados por 4)

4.A + 4.(A/2) + 4.(A/4) = 4 . 938

4A + 2A + A = 3752

7A = 3752

A = 536

Agora sabemos que Arthur ganhou R$ 536 e para saber quanto os outros ganharam basta utilizarmos as equações que achamos la em cima (2) e (3):

-> A/2 = B --> B = 536/2 = 268 (Beto ganhou R$ 268)

-> A/4 = F --> F = 536/4 = 159 (Fabio ganhou R$ 159) --> Esta aqui é a resposta pedida no enunciado

É isso, espero ter ajudado, bons estudos.
Gebe
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Jun 03, 2015 22:47
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia eletrica
Andamento: cursando

Re: Cálculo

Mensagempor Josemar » Dom Fev 25, 2018 19:50

Olá, primeiramente me desculpe por não ter colocado na seção certa é a primeira vez que entrei e não conheço muito bem este site e muito obrigado por me responder, porém o resultado do gabarito está sendo que Fábio recebeu R$134,00 reais, e juro estou a 3 dias tentando resolver este e um outro problema mas primeiro gostaria de me focar neste se puder me ajudar como se chegar no resultado de R$134,00 ficarei muito agradecido.
Josemar.
Josemar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Fev 24, 2018 18:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Cálculo

Mensagempor Josemar » Dom Fev 25, 2018 23:57

Olá amigo, eu analisei bem sua conta e percebi que houve um erro ao fazer a divisão final que resultou : > A/4 = F --> F = 536/4 = 159 (Fabio ganhou R$ 159) :
536/4 = 134
portanto seu calculo final somente não estava correto e através deste ensinamento eu consegui mesmo assim entender e fico muito grato amigo muito obrigado mesmo... :y:
Josemar.
Josemar
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb Fev 24, 2018 18:53
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.