• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Análise real

Análise real

Mensagempor matmatco » Qui Jun 29, 2017 08:28

O exercício é:
Prove que se f,g:\left[a,b \right]\rightarrow R são integráveis então são também integráveis as funções \varphi,\psi:\left[a,b \right]\rightarrow R, definidas por \varphi\left(x \right)=max\left(f\left(x \right),g\left(x \right) \right) e \psi\left(x \right)=min\left(f\left(x \right),g\left(x \right) \right). Conclua daí que são integráveis as funções {f}_{+},{f}_{-}:\left[a,b \right]\rightarrow R dadas por {f}_{+}=0 se f\left(x \right)\leq 0, {f}_{+}\left(x \right)=f\left(x \right) se f\left(x \right)> 0; {f}_{-}\left(x \right)=0 se f\left(x \right)\geq 0 e{f}_{-} = - f\left(x \right) se f\left(x \right) < 0 (supondo f integrável).

minha dúvida é como escrever que a oscilação da {f}_{+}\left(x \right) é \leq que a oscilação de f\left(x \right).
matmatco
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 58
Registrado em: Qua Ago 24, 2011 17:32
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica UFV
Andamento: cursando

Re: Análise real

Mensagempor adauto martins » Ter Jul 11, 2017 15:12

w(f)-w({f}_{+}=sup(f)-inf(f)-(sup({f}_{+})-inf(f}_{+})=sup(f)-sup({f}_{+}+inf({f}_{+)})-inf(f)...inf({f}_{+}=inf(f),pq?...,logo:
w(f)-w({f}_{+})=sup(f)-sup({f}_{+}\prec \left|sup(f)-sup({f}_{+}) \right|\prec \epsilon,como
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: Análise real

Mensagempor matmatco » Qua Jul 12, 2017 17:08

Olá Adauto, tudo bem?

Não entendi o que vc quis dizer ficou muito confuso, mas consegui resolver a questão. Segue a solução caso queira saber.

Sabemos que f{(x)}_{+}=max(f\left(x \right),0) e f{(x)}_{-}=max(-f\left(x \right),0) então \left|f \right|= {f}_{+}(x) + {f}_{-}(x) , logo {f}_{+}(x)\leq\left|f \right| e  {f}_{-}(x)\leq\left|f \right| {f}_{+}(x)\leq\left|f \right| e {f}_{-}(x)\leq\left|f \right|, integrando nós temos \int_{}^{}{f}_{+}(x)\leq\int_{}^{}\left|f \right| sendo f integrável implica {f}_{+}(x) também é integrável.( análogo para {f}_{-}(x).
matmatco
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 58
Registrado em: Qua Ago 24, 2011 17:32
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: matematica UFV
Andamento: cursando

Re: Análise real

Mensagempor adauto martins » Qui Jul 13, 2017 13:06

a sua duvida era qdo as oscilaçao de f(x),w(f(x),[a,b])...{f}_{+},w({f}_{+},[a,b)},pela definiçao dada pelo problema,conclui o q. fiz...no ponto x=0,inf(f,...)=inf({f}_{+})...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)