• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Duvida Integral Definida

Duvida Integral Definida

Mensagempor douglasnickson » Dom Jul 03, 2016 01:39

Olá pessoal, estou com uma lista de exercicio da disciplina sinais e sistemas e me deparei com a seguinte questão:

se f é uma função par e contínua no intervalo [-a,a] então:

Imagem

Gostaria de saber como eu faço pra chegar no resultado, se possível digam o passo a passo e quais regras eu devo usar, e fundamental saber isso na disciplina.
douglasnickson
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 13:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Telemática
Andamento: cursando

Re: Duvida Integral Definida

Mensagempor e8group » Dom Jul 03, 2016 20:52

Lembre que uma função f (definida num dominio simetrico ) é dita ser par se f(x) = f(-x) para todo x . Faça o esboço do gráfico de alguns exemplos f(x) = x^2  ;  a = 2 , f(x) = cos(x) ;  a = \pi/2 para fixar ideias ..Qual o comportamento de função continua par genérica num compacto simétrico [-2,2] , [-5,5], -[20,20] ou [-a,a] ...O que significa \int_{-a}^{a} f(x) dx geometricamnete??? Corresponde a area com sinal da area delimitada pela gráfico da função , eixo x , e as retas verticais x = -a e x = a ... So para fixar ideias supor f(x) \geq 0 .. Chame a região de R .. Assim , Area(R) \equiv  \int_{-a}^{a} f(x) dx ..Esta região se decompõe como união de duas regiões R_1 , R_2 cuja interseção é uma região tem medida (area) nula .. Quem são elas ??
Logo pela atividade da integral Area(R) = Area(R_1) + Area(R_2) .. Observe que R_1 pode ser obtida reflexão como reflexão de R_2 sobre o eixo y R_1 \ni (x,y) \mapsto (-x,y)   \in R_2 ... Intuitivamente , Area(R_1) = Area(R_2) .. Logo Area(R) = 2 Area(R_1) = 2 \int_{0}^{a} f(x) dx .. Isto é intuitivo e nos leva a conjeturar oq vc postou .. A prova por sua vez é bem simples .. Basta verificar que

\int_{-a}^0 f(x)dx = \int_{0}^{x} f(x) dx . Dica use o fato que f é par + faça uma subsituição u = -2x ...
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Duvida Integral Definida

Mensagempor douglasnickson » Dom Jul 03, 2016 22:37

Primeiramente valeu pelas dicas santhiago, então, a teoria eu atendi, mas não to conseguindo efetuar o passo a passo dos cálculos até chegar no resultado final, parte e separar a integral em dois intervalos ok, mas e depois o que eu devo fazer? tem alguma forma pra mim utilizar?
douglasnickson
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 13:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Telemática
Andamento: cursando

Re: Duvida Integral Definida

Mensagempor e8group » Dom Jul 03, 2016 22:53

Chame de L:=\int_{0}^{a} f(x) dx (Atenção a variável x é muda , de modo que L=  \int_{0}^{a}  f(u) du  =  \int_{0}^{a}  f(z) dz etc )
Vamos mostrar que \int_{-a}^{0} f(x) dx = L . Daí o resultado segue já que a integral de f sobre [-a,a] é a soma destas integrais .

Ora, se f é par , então f(x) = f(-x) para todo x , logo \int_{-a}^{0} f(x) dx = \int_{-a}^{0} f(-x) dx .
Agora faça uma substituição u  = -x .Feito isto , verifique que (após trocar dx por -du e atualizar os limites de integração )
\int_{-a}^0 f(-x) dx = - \int_{a}^{0} f(u) du  = \int_{0}^{a} f(u) du = L .

Obs.: Vale um resultado análogo para ímpar no lugar de par , mas o valor da integral será zero .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Duvida Integral Definida

Mensagempor douglasnickson » Dom Jul 03, 2016 23:53

Agora acho que entendi, ai no caso no final qnd trocar o U pelo -x por ser par eu posso fazer o processo inverso e voltar o x e o -du qnd eu trocar os limites cancela o menos não eh isso?
ai voltando pra x eu somo com a outra integral e da o resultado da questão correto?

Agora vou fazer pra parte impar que também pede, o processo e o mesmo neh?
douglasnickson
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 30, 2016 13:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Telemática
Andamento: cursando

Re: Duvida Integral Definida

Mensagempor adauto martins » Ter Jul 05, 2016 15:25

primeiramente mostrarei q. sendo f(x) uma funçao par,teremos:
a)
\int_{-a}^{0}f(x)dx=\int_{0}^{a}f(x)dx...de fato,pois
\int_{-a}^{0}f(x)dx=-\int_{-(-a)}^{0}f(-x)dx=-\int_{a}^{0}f(-x)dx=\int_{0}^{a}f(-x)dx=\int_{0}^{a}f(x)dx...
entao...
I=\int_{-a}^{a}f(x)dx=\int_{-a}^{0}f(x)dx+\int_{0}^{a}f(x)dx,por a)teremos entao:
I=\int_{0}^{a}f(x)dx+\int_{0}^{a}f(x)dx=2.\int_{0}^{a}f(x)dx...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.