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por anselmojr97 » Seg Nov 09, 2015 02:14
Olá, pessoal. Vocês poderiam me ajudar com as seguintes
derivadas?
com (0<a<1)
com (0<a<1)
Estou com dúvidas de como resolver as
derivadas. Não consigo aplicar as propriedades que conheço para resolvê-las.
Poderiam mostrar a resolução e dizer quais propriedades foram usadas?
Ajudem aí pessoal, por favor.
Desde já agradeço.
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anselmojr97
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por Cleyson007 » Seg Nov 09, 2015 07:42
Bom dia anselmojr97!
Amigo, resolvo listas de exercícios de cálculo. Caso tenha interesse me contacte por favor:
e-mail:
descomplicamat@hotmail.comWhatsApp: (38) 99889-5755
Caso queira conhecer o nosso trabalho:
viewtopic.php?f=151&t=13614Abraço,
Prof°Clésio
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Cleyson007
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por anselmojr97 » Seg Nov 09, 2015 12:29
Olá, Cleyson. Obrigado por atenção, procurarei sim o seu trabalho. Mas dessa vez é só essas dúvidas mesmos, não é uma lista de exercícios. Estou só fazendo um estudo independente do assunto que ainda vou estudar.
Entrentanto, sou muito grato por atenção. Quando precisar de um estudo mais aprofundando, pode ter certeza que o procurarei.
Se puder me dá uma dica de como resolver essas. Fico muito agradecido.
Abraço!
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anselmojr97
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por Cleyson007 » Seg Nov 09, 2015 23:33
Olá anselmojr97!
Está ok, então fico aguardando contato em outra ocasião
Amigo, a ideia é a seguinte:
Vou te explicar como se resolve a letra "a" porque o raciocínio é análogo para as demais questões.
Repare que estamos derivando uma função (parte interna do parêntese) e, essa
derivada é feita em relação ao x. A pergunta que nos vem em mente num primeiro momento é: então o que vou fazer com o y?
Bom, se estamos derivando uma função em relação ao x, basta tomarmos o y como constante.
Quando tomamos o y² como constante, nos sobra o produto 20x². sen(x). Neste produto, vamos aplicar as regras usais de derivação junto à Regra do Produto, veja:
y² (40x . sen(x) + cos(x) . 20x²) --> Essa é a resposta do problema.
Com essa dica tente resolver os outros exercícios e esteja à vontade para perguntar caso surgir dúvidas.
Abraço
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Cleyson007
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por anselmojr97 » Ter Nov 10, 2015 00:02
Caro, cleysoon. Muito obrigado por as dicas. A partir delas vou tentar resolver os demais.
Pode esperar, quando precisar irei procura-lo.
Muito grato.
Abraço!
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anselmojr97
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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