• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Limite com raíz cúbica

Limite com raíz cúbica

Mensagempor Rosi7 » Sex Ago 07, 2015 21:34

Gente não estou conseguindo fazer a multiplicação de forma correta, a questão é que mesmo fazendo de forma incorreta minha resposta está batendo com a do livro, pois sempre chego em um numero 1/infinito embaixo = 0, porém tem algo errado.. Eu sinto que tem algo, igual uma questão anterior que eu cortava tudo.. PS: Estou resolvendo o livro leithold por conta própria, não sei ao certo quantas vezes tentei fazer esta questão, mas foram vária e o máximo que chego é na resposta final zero. Embora eu não entendo o que faço na multiplicação, apenas estou usando (a^3-b^3) = a^2 + ab + b^2.

PS: Não posso usar derivada, estou em calculo I e só posso usa-lo na 3 unidade.. ou seja. Se alguém puder me ajudar, peço que seja no tradicional.

\lim_{-\infty}\sqrt[3]{{x}^{3} + x} - \sqrt[3]{{x}^{3} + 1}
Rosi7
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Mai 02, 2015 18:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Física
Andamento: cursando

Re: Limite com raíz cúbica

Mensagempor nakagumahissao » Sáb Ago 08, 2015 12:54

\lim_{x \rightarrow \infty}\sqrt[3]{{x}^{3} + x} - \sqrt[3]{{x}^{3} + 1}

Veja bem, não é possível usar derivadas neste caso porque o problema não trata de uma indefinição que possivelmente você verá num futuro próximo. Temos que trabalhar com essas raízes de outra forma.

Vamos usar a seguinte identidade:

a^2 - b^2 = (a-b)(a+b) \Rightarrow a-b = \frac{a^2 - b^2}{a + b}

Sendo que:

a = \sqrt{x^3 + x}

b = \sqrt{x^3 + 1}

Assim:

\lim_{x \rightarrow \infty} \sqrt[3]{{x}^{3} + x} - \sqrt[3]{{x}^{3} + 1} = \lim_{x \rightarrow \infty} \frac{\left(\sqrt[3]{{x}^{3} + x} \right)^{2} - \left(\sqrt[3]{{x}^{3} + 1} \right)^2}{\sqrt[3]{{x}^{3} + x} + \sqrt[3]{{x}^{3} + 1}} =

= \lim_{x \rightarrow \infty} \frac{\left(x\sqrt[3]{1 + \frac{x}{{x}^{3}}} \right)^{2} - \left(x\sqrt[3]{1 + \frac{1}{{x}^{3}}} \right)^2}{x\sqrt[3]{1 + \frac{x}{{x}^{3}}} + x\sqrt[3]{1 + \frac{1}{{x}^{3}}}} = \frac{x^2 - x^2}{x + x} = \frac{0}{2x} = 0

Lembrando que (Explicarei o que ocorreu somente com a primeira raiz cúbica para que entenda a linha acima):

\sqrt[3]{{x}^{3} + x} = \sqrt[3]{\frac{{x}^{3}}{{x}^{3}}({x}^{3} + x)} = \sqrt[3]{{x}^{3} \left(1 + \frac{x}{x^3} \right)}  =

= \sqrt[3]{{x}^{3} } \cdot \sqrt[3]{\left(1 + \frac{x}{x^3} \right)} = x\sqrt[3]{\left(1 + \frac{x}{x^3} \right)}

\blacksquare
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
nakagumahissao
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 386
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
Localização: Brazil
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. Matemática
Andamento: cursando

Re: Limite com raíz cúbica

Mensagempor Rosi7 » Seg Ago 10, 2015 13:22

Entendi onde é meu erro. Embaixo eu não repetia, fiz a regra do a² +ab + b² também.. Que confusão a minha!!!

Muitíssimo obrigada!!!!!!!!

Obs: Nakagumahissao, notei que você usou a²-b², posso usar isso? Sendo que tenho raiz cúbica o certo não seria a³-b³?
Rosi7
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Mai 02, 2015 18:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Física
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.