• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida em Limites

Dúvida em Limites

Mensagempor Rafael-Miranda » Dom Abr 26, 2015 12:57

Bom dia!
Gostaria de pedir a ajuda de alguém para resolver essa questão.
Antes de mais nada, gostaria de dizer que se trata de provar o limite por épsilon e delta.
Estou tendo uma dificuldade enorme, pois envolve restrição de intervalo e eu ainda não consegui compreender essa parte do assunto.
Aqui vai: limite de 9/x+1 quando x tende a 2=3

Comecei assim: Queremos provar que para todo £>0, existe um s>0 tal que 0<x-2<s, então 9/x+1 -3< £.

|(9/x+1) -3| < £ ==> |9-3x-3/x+1| < £ ==>|-3x + 6/x+1| < £ ==> |-3(x-2)/x+1| < £

Como na desigualdade há (x+1) do qual nada se conhece, necessita-se restringir s de modo que encontremos um desigualdade envolvendo-o.

Tomei s < ou = 1 e fiz: -s< x-2 < s ===> -s+2 < x < s+2 ===> 1< x < 3
logo 2< x+1 < 4


Agora, se 0< x-2 < s e x+1<4 , então:

|-3(x-2)/x+1| < 4s ===> |-3| |x-2/x+1| <4s


Nessa parte foi que eu travei. Não sei se em alguma parte eu errei.
Por favor, me ajudem.

Caso possam explicar um pouco sobre como proceder no caso de se fazer necessário restringir, eu iria agradecer muito.
Rafael-Miranda
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 12:40
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Bacharelado em Engenharia Química
Andamento: cursando

Re: Dúvida em Limites

Mensagempor e8group » Dom Abr 26, 2015 19:33

A ideia a princípio é escolhermos delta positivo de modo a minorar |x+1| por um numero positivo , por conseguinte majoraremos \frac{1}{|x+1|} .

Observe que se 0 < |x-a| < r então |a-b| - |x-b|  \leq |- (x -b) +(a-b) | = |x-a|  < r donde tem-se |x-b| > |a-b| -r , substituindo a e b pelos valores em interesse , vamos obter |x+1| > 3 - r . Veja que sempre que tomarmos 0<r <3 , vamos ter a minoração desejada , destes r> 0 , satisfazendo a propriedade , restringiremos tal arbitrariedade , escolhendo-se um particular(aqui é o nosso \delta > 0 ) para cada \epsilon > 0 dado, de modo que | \frac{9}{x-1} - 3 | < \epsilon sempre que 0 < |x-2| < \delta .



Como de costume , vamos rascunhar , estimar o quao pequeno deve ser o delta ... (A organização das ideias e formalização fica como exercício p vc )

Ora , | \frac{9}{x-1} - 3 | = 3 \frac{|x-2|}{|x+1|}  = 3 \cdot \frac{1}{|x+1|} \cdot |x-2| . Assim, se 0<| x-2|  < \delta , vamos ter

| \frac{9}{x-1} - 3 | < 3 \cdot \frac{1}{3- \delta}  \cdot \delta . Gostaríamos que delta fosse tal que 3 \cdot \frac{1}{3- \delta}  \cdot \delta \leq \epsilon , e sendo temos , 3 \cdot \frac{1}{3- \delta}  \cdot \delta \leq \epsilon \iff 3 \delta \leq 3 \epsilon - \delta \epsilon  \iff \delta (3 + \epsilon )\leq 3 \epsilon \iff \delta \leq \frac{3 \epsilon}{\epsilon + 3} .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Dúvida em Limites

Mensagempor Rafael-Miranda » Dom Abr 26, 2015 20:01

Perdão. Mas eu não compreendi a metade superior da explicação. Somente compreendi algo a partir do momento de inserção do f(x).
Rafael-Miranda
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 12:40
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Bacharelado em Engenharia Química
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)