• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

[Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

Mensagempor Leonardo Ribeiro » Sáb Mar 07, 2015 01:28

Fala pessoal, estou começando a estudar Equações Diferenciais agora. Já nos primeiros exercícios me deparei com uma coisa intrigante.

O enunciado é simples: Resolva a Equação Diferencial

\frac{dy}{dt} = -2y + 5

Acontece que fazendo por dois caminhos bem pouco diferentes, obtenho resultados diferentes por um sinal.

Método 1
\frac{dy}{dt}= -2y + 5 \ \rightarrow \ \frac{1}{2}\frac{dy}{dt} = -y + 5/2 \ \rightarrow \ \frac{\frac{dy}{dt}}{(-y + \frac{5}{2})} = 2 \ \rightarrow \  \int \frac{1}{(-y + \frac{5}{2})}\frac{dy}{dt}dt = \int 2dt

Fazendo uma substituição:
u= -y + \frac{5}{2} \ \rightarrow \ du = -\frac{dy}{dt}dt \ \rightarrow \ \frac{dy}{dt}dt = -du

\int \frac{1}{(-y + \frac{5}{2})}\frac{dy}{dt}dt = -\int \frac{1}{u}du = -\ln(u) = -\ln(-y + \frac{5}{2})

Utilizando a propriedade do ln onde \ln(kx) = k\ln(x)

= \ln(y - \frac{5}{2})

\ln(y - \frac{5}{2}) = \int 2dt = 2t +C \ \rightarrow \ e^{\ln(y-\frac{5}{2})} = e^{2t + C} \ \rightarrow \ y - \frac{5}{2} = e^{C}e^{2t} \ \rightarrow \ y(t) = e^{C}e^{2t} + \frac{5}{2}


Método 2 resumido
Agora o invés de multiplicar a equação por \frac{1}{2} , multiplico por -\frac{1}{2} . Assim eu retiro o sinal negativo do y
\frac{dy}{dt} = -2y +5 \ \rightarrow \ (-\frac{1}{2})\frac{dy}{dt} = y - \frac{5}{2} \ \rightarrow \ \frac{\frac{dy}{dt}}{y - \frac{5}{2}} = -2

Mas como agora temos o "-2" e não "2" do lado direito da equação, desenvolvendo assim como no primeiro caminho iremos chegar em:

y(t) = e^{C}e^{-2t} + \frac{5}{2}

E o fato de o denominador mudar de (-y + \frac{5}{2}) para (y - \frac{5}{2}) não influencia porque com o jogo de sinais que é feito no primeiro método utilizando a propriedade do ln, essa diferença desaparece.