• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

[Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

Mensagempor Leonardo Ribeiro » Sáb Mar 07, 2015 01:28

Fala pessoal, estou começando a estudar Equações Diferenciais agora. Já nos primeiros exercícios me deparei com uma coisa intrigante.

O enunciado é simples: Resolva a Equação Diferencial

\frac{dy}{dt} = -2y + 5

Acontece que fazendo por dois caminhos bem pouco diferentes, obtenho resultados diferentes por um sinal.

Método 1
\frac{dy}{dt}= -2y + 5 \ \rightarrow \ \frac{1}{2}\frac{dy}{dt} = -y + 5/2 \ \rightarrow \ \frac{\frac{dy}{dt}}{(-y + \frac{5}{2})} = 2 \ \rightarrow \  \int \frac{1}{(-y + \frac{5}{2})}\frac{dy}{dt}dt = \int 2dt

Fazendo uma substituição:
u= -y + \frac{5}{2} \ \rightarrow \ du = -\frac{dy}{dt}dt \ \rightarrow \ \frac{dy}{dt}dt = -du

\int \frac{1}{(-y + \frac{5}{2})}\frac{dy}{dt}dt = -\int \frac{1}{u}du = -\ln(u) = -\ln(-y + \frac{5}{2})

Utilizando a propriedade do ln onde \ln(kx) = k\ln(x)

= \ln(y - \frac{5}{2})

\ln(y - \frac{5}{2}) = \int 2dt = 2t +C \ \rightarrow \ e^{\ln(y-\frac{5}{2})} = e^{2t + C} \ \rightarrow \ y - \frac{5}{2} = e^{C}e^{2t} \ \rightarrow \ y(t) = e^{C}e^{2t} + \frac{5}{2}


Método 2 resumido
Agora o invés de multiplicar a equação por \frac{1}{2} , multiplico por -\frac{1}{2} . Assim eu retiro o sinal negativo do y
\frac{dy}{dt} = -2y +5 \ \rightarrow \ (-\frac{1}{2})\frac{dy}{dt} = y - \frac{5}{2} \ \rightarrow \ \frac{\frac{dy}{dt}}{y - \frac{5}{2}} = -2

Mas como agora temos o "-2" e não "2" do lado direito da equação, desenvolvendo assim como no primeiro caminho iremos chegar em:

y(t) = e^{C}e^{-2t} + \frac{5}{2}

E o fato de o denominador mudar de (-y + \frac{5}{2}) para (y - \frac{5}{2}) não influencia porque com o jogo de sinais que é feito no primeiro método utilizando a propriedade do ln, essa diferença desaparece.


A diferença na solução é só que em uma aparece o fator e^{2t} e na outra, o fator e^{-2t}

A resposta no gabarito é y(t) = e^{C}e^{-2t} + \frac{5}{2}.
Eu poderia simplesmente continuar os exercícios e sempre que aparecer uma questão assim eu multiplicar a equação por um fator que tire o sinal negativo do y , até porque é assim que é ensinado nas resoluções do livro. Mas eu não iria conseguir dormir tranquilo haha.

Alguém mais experiente poderia explicar qual foi o erro que cometi para chegar em duas respostas diferentes? Sinto que deve ser algo muito simples, talvez até algum erro de sinal no meio do caminho.

Obs: Vão me desculpando se ficou confuso de entender. Tentei organizar ao máximo.
Leonardo Ribeiro
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 06, 2015 23:57
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: cursando

Re: [Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

Mensagempor Russman » Sáb Mar 07, 2015 04:45

O erro está na primeira solução. O seu erro foi substancial.

A função logaritmo é tal que leva produtos em somas. Isto é,

f:(0,\infty )\rightarrow \mathbb{R} \ ; \forall a,b \in (0,\infty) \  /a.b \in (0,\infty) , f(ab)=f(a)+f(b)

Daí, é possível mostrar que f(x^k) = k*f(x). Mas f(kx) = f(k) + f(x) desde que k,x e kx pertençam ao domínio de f, que é (0,\infty).

Seu erro foi supor ln(kx) = k ln(x).
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: [Equações Diferenciais] Dúvida com exercício simples

Mensagempor Leonardo Ribeiro » Sáb Mar 07, 2015 11:58

Muito obrigado!

Quando resolvi ir pelo segundo caminho logo que chegou no ln eu fiz uma pesquisa no Google sobre as propriedades, que não me recordava. O problema é que já fui buscando por uma que me desse que kln(x) = ln(kx). O primeiro link que cliquei foi um do Yahoo respostas com um usuário citando a propriedade. Nem pensei duas vezes, tomei como verdade e utilizei hahah.

Era só ter feito um teste rápido e visto que é falso.

Obrigado mais uma vez!
Leonardo Ribeiro
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 06, 2015 23:57
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.