• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Cálculo I] Concavidade - Ponto de Inflexão

[Cálculo I] Concavidade - Ponto de Inflexão

Mensagempor Pessoa Estranha » Ter Nov 18, 2014 00:38

Olá, pessoal! Preciso de ajuda para o seguinte exercício: "Determinar onde o gráfico da função dada tem concavidade positiva, onde a concavidade é negativa e obter os pontos de inflexão, caso existam."

\sqrt[5]{x-2}

Fiz o seguinte:

Derivei duas vezes a função dada, chegando à: \frac{-4}{25 {(x-2)}^{\frac{9}{5}}}. Daí, não há pontos reais para os quais a derivada segunda da f se anula. Contudo, x = 2 está no domínio da f e é, realmente, a abscissa do ponto de inflexão, mas como chegar neste resultado usando as derivadas e sem observar o gráfico da f? Pq não deu certo?

Por favor, eu preciso muito de ajuda!

Muito Obrigada! ;)
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Cálculo I] Concavidade - Ponto de Inflexão

Mensagempor adauto martins » Qua Nov 19, 2014 11:46

f(x)=\sqrt[5]{x-2}=0\Rightarrow x=2,x=2 e o ponto onde f,cruza o eixo xx...df/dx=(1/5)1/(\sqrt[5]{{x-2}^{4}})=0\Rightarrownao existem pontos nem de maximos e minimos,mas a funçao e crescente,pois df/dx\succ 0,p/ qquer x do dominio,x\neq 2...({df/dx})^{2}=(-4/25)(\sqrt[5]{({x-2})^{9}})=0\Rightarrowq. nao tem concavidades...portanto f e uma funçao sem pontos criticos,mas cresce indefinidamente,pois \lim_{x\rightarrow\infty}(\sqrt[5]{x-2})=\infty...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando

Re: [Cálculo I] Concavidade - Ponto de Inflexão

Mensagempor trickpsv » Sex Nov 21, 2014 16:06

Bem, não podemos esquecer que ponto de inflexâo é onde a função muda de concavidade, e não necessariamente onde a segunda derivada é 0, ela pode também não existir.

Analisando o gráfico da função dada vemos claramente que a função muda de concavidade no ponto x=2. Utilizando a derivada de ordem 2, basta verificar se há algum ponto onde ela é igual a 0 ou ela onde não está definida, nesse caso x=2.

Depois basta tomar um valor menor que 2 para x e outro maior que 2 e verificar se mudou o sinal da segunda derivada, se sim, é ponto de inflexão.
trickpsv
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Nov 21, 2014 15:57
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da Computação
Andamento: cursando

Re: [Cálculo I] Concavidade - Ponto de Inflexão

Mensagempor adauto martins » Sex Nov 21, 2014 17:01

aqui e vc lembrar de cinematica...qdo o movel muda p/uma direçao inversa,sua velocidade tem q. ser nula e consequentemente sua aceleraçao...
adauto martins
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex Set 05, 2014 19:37
Formação Escolar: EJA
Área/Curso: matematica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.