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Problema de Maximização

Problema de Maximização

Mensagempor Fernandobertolaccini » Ter Out 28, 2014 21:52

José comprou uma Smart TV nova, 4K, para assistir à Copa do Mundo. A TV tem uma altura de 0,5m e vai ser colocada a 4m de distância dos olhos de José, quando ele estiver sentado confortavelmente em seu sofá, xingando aqueles milionários que estão jogando vezes o que deveriam para ganhar a copa (? -> 0). Sabendo que os olhos de José, ao sentar-se, estão a 1,5m de altura do solo e num nível entre os bordos inferior e superior da TV, a que altura do solo deve ser colocada a TV para que o ângulo de visão de José seja máximo?
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Re: Problema de Maximização

Mensagempor Russman » Qua Out 29, 2014 03:56

Olhando na figura fica claro que H=h+x, onde H é a altura da TV com relação ao solo e h a altura dos olhos da pessoa om relação ao mesmo.. Portanto, uma vez calculado x seremos capazes de calcular H. Assim, nossa busca será o de calcular o ângulo \alpha em função de x a fim de estudar a correspondente maximização.

É possível notar que \tan(\alpha + \theta) = \frac{t+x}{D} da mesma maneira que \tan(\theta) = \frac{x}{D}. Assim, como

\tan(a+b) = \frac{\tan(a) + \tan(b)}{1-\tan(a) \tan(b)}

então

\tan(\alpha + \theta) = \frac{\tan(\alpha) + \tan(\theta)}{1-\tan(\alpha) \tan(\theta)} \Rightarrow \frac{t+x}{D}  = \frac{\tan(\alpha)+ \frac{x}{D}}{1-\frac{x}{D}\tan(\alpha)}

A solução desta equação(que expressa o ângulo \alpha = \alpha(x)) é

\alpha(x) = \tan^{-1}\left ( \frac{Dt}{D^2-tx-x^2} \right )

Agora, sabemos que x extremiza \alpha(x) se \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x} \alpha(x) = 0. Assim, como \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x} \tan^{-1}(x) = \frac{1}{1+x^2} então, aplicando a regra da cadeia, vem que

\frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x} \alpha(x) = \frac{\mathrm{d}\tan^{-1}(f(x)) }{\mathrm{d} f(x)} \frac{\mathrm{d}f }{\mathrm{d} x}

onde f(x) = \frac{Dt}{D^2-tx-x^2}.

Daí, \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x} \alpha(x)  = 0 implica em \frac{\mathrm{d}f }{\mathrm{d} x} = 0 já que \frac{\mathrm{d}\tan^{-1}(f(x)) }{\mathrm{d} f(x)} = \frac{1}{1+f^2} nunca se anula.

Agora, note que f(x) =\frac{ Dt}{p(x)} onde p(x) = D^2 - tx-x^2. Assim, para calcular a solução de \frac{\mathrm{d}f }{\mathrm{d} x} = 0 basta tomar

f(x)p(x) = Dt\Rightarrow \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x}\left ( f(x)p(x) \right ) = 0 \Rightarrow p(x)\frac{\mathrm{d} f(x)}{\mathrm{d} x} + f(x)\frac{\mathrm{d} p(x)}{\mathrm{d} x}=0\Rightarrow f(x)\frac{\mathrm{d} p(x)}{\mathrm{d} x} = 0

Como f(x) nunca se anula a solução vem com \frac{\mathrm{d} p(x)}{\mathrm{d} x} = 0. Ou seja,

-t-2x=0 \Rightarrow x=-\frac{t}{2}

O fato de x<0 mostra que a TV deve estar a uma altura menor do que a propria altura dos olhos do assistente.

Agora, a altura referente ao solo que a TV deve estar é H=x+h = h-\frac{t}{2} = 1,5-0,25=1,25 \mbox{ } m.

Em outras palavras, a TV deve situar-se sempre a uma altura equivalente a altura dos olhos do assistente menos metade do comprimento da própria TV. Note q a distância da TV ao assistente é irrelevante.
Anexos
2014-10-29 03.29.57.jpg
figura1
"Ad astra per aspera."
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Assunto: [calculo] derivada
Autor: beel - Seg Out 24, 2011 16:59

Para derivar a função

(16-2x)(21-x).x

como é melhor fazer?
derivar primeiro sei la, ((16-2x)(21-x))' achar o resultado (y)
e depois achar (y.x)' ?


Assunto: [calculo] derivada
Autor: MarceloFantini - Seg Out 24, 2011 17:15

Você poderia fazer a distributiva e derivar como um polinômio comum.


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:26

Funciona da mesma forma que derivada de x.y.z, ou seja, x'.y.z+x.y'.z+x.y.z' substitui cada expressão pelas variáveis e x',y' e z' é derivada de cada um


Assunto: [calculo] derivada
Autor: wellersonobelix - Dom Mai 31, 2015 17:31

derivada de (16-2x)=-2
derivada de (21-x)=-1
derivada de x=1
derivada de (16-2x)(21-x)x=-2.(21-x)x+(-1).(16-2x)x +1.(16-2x)(21-x)