• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Limites(assíntotas)

Limites(assíntotas)

Mensagempor Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 12:37

Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x
Luciano Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Nov 29, 2009 11:40
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em química
Andamento: cursando

Re: Limites(assíntotas)

Mensagempor Molina » Dom Jan 03, 2010 16:39

Luciano Dias escreveu:Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x

Boa tarde.

Você falou que está estudando sozinho. Está seguindo algum livro?

Pois bem, para saber se uma função f(x) possui assíntotas verticais em alguma reta x=a, basta calcular o limite de f(x), com x tendendo a a. Matemáticamente, você fará \lim_{x\rightarrow a}f(x). a será uma assíntota vertical se esse limite der \pm \infty

Exemplo: A reta x=0 é uma assíntota vertical da curva y=\frac{1}{x}, pois \lim_{x\rightarrow 0}\frac{1}{x}= \infty

Agora para saber se a função g(x) possui assíntotas horizontais em alguma reta y=b, calcularemos o limite de g(x) com x tendendo ao mais e menos infinito. Matemáticamente, você fará \lim_{x\rightarrow \pm \infty}g(x). O resultado b e b` deste limite será assíntota horizontal.

Exemplo: A reta y=2 é uma assíntota horizontal da curva y=\frac{2x+3}{x+1}, pois \lim_{x\rightarrow  \infty}\frac{2x+3}{x+1}=2 e \lim_{x\rightarrow - \infty}\frac{2x+3}{x+1}=2

Lembrando que estas assíntotas horizontais que encontramos (2) nao precisa ser iguais. Neste caso esta curva possui apenas uma assíntota horizontal.

:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Limites(assíntotas)

Mensagempor Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 19:18

Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.
Luciano Dias
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Nov 29, 2009 11:40
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: licenciatura em química
Andamento: cursando

Re: Limites(assíntotas)

Mensagempor Molina » Dom Jan 03, 2010 23:22

Luciano Dias escreveu:Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.

Que bom que você entendeu.

O exercício vai ser apenas isso mesmo. Vai ser dada apenas a função e você terá que calcular o limite delas para encontrar as assíntotas verticais e horizontais. Claro, que nem sempre terá.

Então você pode abrir novos tópicos com algumas questões que você tem dúvida, informando realmente qual sua dúvida (se possível mostrar até onde chegou) que alguém irá te ajudar com certeza.

Gosto do Stewart. O bom que ele trás as respostas dos ímpares, o que pode ser muito útil.

Bom estudo :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.