por Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 12:37
Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x
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Luciano Dias
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por Molina » Dom Jan 03, 2010 16:39
Luciano Dias escreveu:Tenho pesquisado sobre o tema, que na teoria parece fácil, mas que os livros e páginas da internet não vão direto ao assunto.
Não quero abusar aqui deixando várias perguntas em um mesmo tópico, mas é inevitável se tratando do mesmo assunto, pois realmente existem dúvidas sobre o assunto. Estudar sozinho é desse jeito.
- Como saber se uma função possui assíntotas verticais e/ou horizontais e determinar as suas equações.
Por exemplo, na função f(x) =2x^2 + 1/2x^2 -3x
Boa tarde.
Você falou que está estudando sozinho. Está seguindo algum livro?
Pois bem, para saber se uma função

possui
assíntotas verticais em alguma reta

, basta calcular o limite de

, com x tendendo a

. Matemáticamente, você fará

.

será uma assíntota vertical se esse limite der

Exemplo: A reta

é uma assíntota vertical da curva

, pois

Agora para saber se a função

possui
assíntotas horizontais em alguma reta

, calcularemos o limite de

com x tendendo ao mais e menos infinito. Matemáticamente, você fará

. O resultado

e

deste limite será assíntota horizontal.
Exemplo: A reta

é uma assíntota horizontal da curva

, pois

e

Lembrando que estas assíntotas horizontais que encontramos (2) nao precisa ser iguais. Neste caso esta curva possui apenas uma assíntota horizontal.

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por Luciano Dias » Dom Jan 03, 2010 19:18
Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.
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por Molina » Dom Jan 03, 2010 23:22
Luciano Dias escreveu:Obrigado Diego.
Cara, entendi o que disse, suas palavras foram ótimas, a questão é que tenho alguns exercícios e daí tenho que saber se possui assíntotas, vertical e/ou horizontal e achar sua equação. Apenas me fornece a função, não tendendo a número algum. E é aí que reside o problema. Mas, fico agradecido pela ajuda. Valeu.
Ah! Estudo no livro do James Stewart, tenho entendido algumas coisas, mas meio fragmentado, por esse motivo recorro a sites como esse.
Que bom que você entendeu.
O exercício vai ser apenas isso mesmo. Vai ser dada apenas a função e você terá que calcular o limite delas para encontrar as assíntotas verticais e horizontais. Claro, que nem sempre terá.
Então você pode abrir novos tópicos com algumas questões que você tem dúvida, informando realmente qual sua dúvida (se possível mostrar até onde chegou) que alguém irá te ajudar com certeza.
Gosto do Stewart. O bom que ele trás as respostas dos ímpares, o que pode ser muito útil.
Bom estudo

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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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