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[polinômio de taylor] - dúvida em exercício

[polinômio de taylor] - dúvida em exercício

Mensagempor natanaelskt » Dom Jun 29, 2014 13:02

Estou com dúvida neste exercício,na verdade nem sei como começar a fazer. me ajudem ai galera. postei o exercício em anexo. mas já to começando a aprender o látex. mas minhas provas tá perto,por isso to postando até ficar bom no látex.
tem um outro parecido com este que também não sei como começar a fazer. irei postar este também. alguém poderia me indicar um livro que tem exercícios resolvidos de cálculo I? eu precisava de um livro com exercícios difíceis resolvidos. eu acho tenho listas com exercícios daora para a prova,mas estão sem respostas. e não consigo fazer a maioria,por isso to postando aqui.
Anexos
polinomio de taylor.PNG
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Re: [polinômio de taylor] - dúvida em exercício

Mensagempor e8group » Dom Jun 29, 2014 14:21

Segue direto da definição (tome f(x) = polinômio dado ) .Então ,

f(x) = p_5(x;0) +  R_5(x;0) .Onde : p_5(x;0) = \sum_{k=0}^5 \frac{D^k [f (0)](x-0)^k}{k!} e R_5(x;0) pode ser computado de diversas formas (conheço duas : Forma Lagrange e Forma Cauchy , pode google p/ ver )

Exemplo :

(a+b)^{n} = \sum_{k=0}^n \binom{n}{k} a^{n-k} b^{k} (Teorema binomial )

Dem. (Usando Taylor polinômio + erro associado pela forma Lagrange)

Defina f_n  : x \mapsto (a+x)^n . (n \in \mathbb{N} , a \in \mathbb{R} )

Podemos escrever (vide def. livros de análise numérica ) f_n(x) = \sum_{k=0}^{n}  \frac{D^k[f_n(0)] (x-0)^k}{k!} + R_n(x;0)  = .

Note que

D^0(f_n(x))  =  (a+x)^n

D^1 f(x) =  n  \cdot (a+x)^{n-1}

D^2(f(x)) =  n \cdot (n-1) (a+x)^{n-2}

D^{3} f(x) =  n \cdot (n-1) \cdot (n-2) \cdot (a+x)^{n-3}

(...)

Expressão geral : (k= 0 ,1,2,3,...,n) :

D^j f(x) = n \cdot (n-1) \cdot (n-2) \cdots (n+1 -j) \cdot (a+x)^{n-j}

Mas , n \cdot (n-1) \cdot (n-2) \cdots (n+1 -j) =

=  n \cdot (n-1) \cdot (n-2) \cdots (n+1 -j) \cdot  \underbrace{  \frac{(n-j) (n-1 -j)  \cdot (n-2-j) \cdots  1  }{(n-j) (n-1 -j)  \cdot (n-2-j) \cdots  1} }_{1} =

=  \frac{ \overbrace{ n \cdot (n-1) \cdot (n-2) \cdots  (n+1 -j) \cdot  (n-j) (n-1 -j)  \cdot (n-2-j) \cdots  1}^{n!}   }{ \underbrace{(n-j) (n-1 -j)  \cdot (n-2-j) \cdots  1}_{(n-j)!}}

Logo , D^kf(x) =  \frac{n!}{(n-k)!}(a+x)^{n-k} o que implica que D^k f(0) = \frac{n!}{(n-k)!} a^{n-k} .

Assim , obtemos

f_n(x) = \sum_{k=0}^n  \frac{n!}{(n-k)!k!} a^{n-k}x^k   +  R_n(x;0)  =  \sum_{k=0}^n \binom{n}{k} a^{n-k}x^k   +  R_n(x;0) .

Mas, qualquer derivada de ordem superiores ao grau n do polinômio relativo ao mesmo é constante igual a zero , então pela forma de Lagrange temos R_n(x;0) = 0 e o resultado segue .
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Re: [polinômio de taylor] - dúvida em exercício

Mensagempor natanaelskt » Qua Jul 02, 2014 02:08

Obrigado,santhiago!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?