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Derivada Implicita

Derivada Implicita

Mensagempor Janoca » Dom Jun 22, 2014 02:40

Questão:

Suponha que y=f(x) seja uma função derivável dada implicitamente pela equação y^3 + 2xy^2+x=4. suponha, ainda, que 1\in {D}_{f}.
a) Calcule f(1).

b) Determine a equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto de abscissa 1.

Não consigo resolver, pq a letra a é igual a 1. eu sei como resolver a reta tangente, mas como não entendi o f(1), não da de fazer a letra b.

Ajudem-me
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Re: Derivada Implicita

Mensagempor e8group » Dom Jun 22, 2014 12:57

Não conseguiu ? Talvez conseguiste , check a resolução abaixo .

A reta requerida passa pelo ponto (1,f(1)) e seu coeficiente angular é \lim_{x\to 1}  \frac{f(x) - f(1) }{x-1} que igual a f'(1) se o limite for finito e existir; se dê infinito, bem provável que esta reta é perpendicular à reta y = 0  ,  x \in \mathbb{R} (eixo x) e se for finito , em particular zero , esta reta será paralela ao eixo x . Tô dizendo isso , por que estas duas situações podem ocorrer . Segue de (a) ,

[y^3 +2xy^2 +x]' = 0 \iff 3 y^2 y' + 2y^2 + 4x yy'  + 1 = 0 , \forall x \in D_f .

Levando em conta que seus cálculos estão certos y(1) = 1 ,

3y'(1) + 2 + 4y'(1) +1  = 0 \iff [/tex] 7 y'(1) + 3 = 0 [/tex] \iff y'(1) = - \frac{3}{7} .

Da forma que você se expressou , pensei que uma daquelas situações tinha ocorrido , mas não .
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Re: Derivada Implicita

Mensagempor Janoca » Ter Jun 24, 2014 16:52

Obrigada pela dica, de fato consegui fazer a questão.
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Re: Derivada Implicita

Mensagempor jugrigori » Dom Jun 03, 2018 16:05

Eu não entendi a questão, como eu encontro o f(1)?
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?