• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

integral

integral

Mensagempor ilane » Sáb Abr 26, 2014 13:58

ilane escreveu:\int_{-1}^{1} xe^x^2 dx
tenho que calcular essa integral e cheguei na seguinte resposta gostaria de saber se está certa ou não

\int_{-1}^{1} e ^x^2 x ^x^2 . dx \approx1.50033+0,691773i
uum colega me deu a seguinte resposta :

santhiago escreveu:Numero complexo ??

A integral é essa \int_{-1}^{1} x^3e^{x^2} dx ? Se for nem precisa fazer contas , a resposta é zero . A teoria abaixo justifica isto .

Fixemos a > 0 e definamos f : [-a,a] \mapsto  \mathbb{R} contínua (ou número de descontinuidade finito )[hipótese para garanti a integrabilidade de f ] e além disso suponha f uma função ímpar , isto é f(x) = - f(-x)  \forall  x \in  [-a,a] . Agora veja ...

\int_{-a}^{a} f(x)dx =\int_{-a}^{0} f(x)dx  +  \int_{0}^a f(x)dx  =   \int_{-a}^{0} f(u)du  +  \int_{0}^a f(x)dx .

Como f é impar \int_{-a}^{0} f(u)du =  \int_{0}^{-a} f(-u)du . Fazendo x =- u , temos -dx =du e os limites de integração a ; 0 .Assim ,\int_{-a}^{0} f(u)du  =  - \int_{0}^{a} f(x)dx . E portanto ,

\int_{-a}^{a} f(x)dx =\int_{-a}^{0} f(x)dx  +  \int_{0}^a f(x)dx  =   \int_{-a}^{0} f(u)du  +  \int_{0}^a f(x)dx  =  - \int_{0}^a f(x)dx  + \int_{0}^a f(x)dx   =  0 .

Conclusão : o resultado de integrais definidas (cujos limites de integração são simétricos um do outro ) em relação a função impares (que satisfaz as condições de ser integrável = ser contínua ou contínua por partes ) será sempre zero .

maia na pergunta não tem x ^3 gostaria de saber se mesmo assim estar certo a resposta de santhiago ou a outara resposta
ilane
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 10:53
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: quimica
Andamento: cursando

Re: integral

Mensagempor Russman » Sáb Abr 26, 2014 14:28

A função f(x) = x e^{x^2} é também ímpar.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)