• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Derivada implicita, provar resultado

Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor rodrigo lara » Sáb Jan 04, 2014 17:53

Um ponto P move-se ao longo da elipse x² + 4y² = 1 . A abscissa x está variando a uma velocidade dx/dt = sen(4t). Mostre que;

A) dy/dt = - x.sen(4t) / 4y

B) d²y/dt² = sen²(4t) + 16xy²cos(4t) / 16y³
rodrigo lara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 20:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Eletrica
Andamento: cursando

Re: Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor e8group » Dom Jan 05, 2014 16:21

O que você tentou ?

No item (a) basta derivar ambos lados da eq. elipse com respeito a t .(Atenção a regra da cadeia) . Em seguida isole y' (t) .No item(b) é suficiente derivar a expressão correspondente a y'(t) para provar este item .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor rodrigo lara » Ter Jan 07, 2014 21:21

Sim. Fiz a derivada implicita em relação a t, somente o item A esta dando certo, ja o item B não esta batendo o resultado, poderia fazer pra mim compreender onde estou errando?
rodrigo lara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 20:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Eletrica
Andamento: cursando

Re: Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor e8group » Ter Jan 07, 2014 22:49

OK. Aceitando que (a) é verdadeiro ,sua derivada(com respeito a t) nos dá

\frac{d^2y}{dt^2} = \frac{d}{dt}  \left( \frac{-x \cdot sin(4t)}{4y} \right)  =  \frac{ 4y \dfrac{d}{dt} \left(-xsin(4t) \right) + x sin(4t) \cdot \dfrac{d}{dt} 4y  }{16y^2} (*) (regra do quociente) . Usando que \frac{dx}{dt} = sin(4t) e o item (a) ,temos :

\frac{d}{dt} x \cdot sin(4t)  =  \frac{dx}{dt}  \cdot sin(4t) + 4 x \cdot cos(4t) = sin^2(4t) + 4x cos(4t) e daí

4y \dfrac{d}{dt} \left(-xsin(4t) \right) + x sin(4t) \cdot \dfrac{d}{dt} 4y  =  -4y( sin^2(4t) + 4x cos(4t)) + 4 xsin(4t) \frac{-x \cdot sin(4t)}{4y} =  \frac{-4y^2(sin^2(4t) + 4xcos(4t) )  -x^2 sin^2(4t)}{y} =\frac{-sin^2(4t)[x^2 + 4y^2] -16y^2 xcos(4t)}{y} = - \boxed{\frac{sin^2(4t) + 16y^2xcos(4t)}{y}} .Quando substituirmos a expressão destacada em (*) o resultado segue .

Comente as dúvidas .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor rodrigo lara » Qua Jan 08, 2014 12:39

No item B o quociente é 16 y³ como vou chegar nisso. não entendi como aparece esse termo.
rodrigo lara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 20:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Eletrica
Andamento: cursando

Re: Derivada implicita, provar resultado

Mensagempor rodrigo lara » Qua Jan 08, 2014 13:01

Se puder continuar, porque ficou meio confuso e não consegui entender direito, obrigado.
rodrigo lara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 20:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Eletrica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?