• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Cálculo] Exercício

[Cálculo] Exercício

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Nov 15, 2013 10:26

Olá, gostaria de ajuda na seguinte questão:

DETERMINE UMA FUNÇÃO y = f(x), DEFINIDA NUM INTERVALO ABERTO I, COM 1\in I, tal que f(1)=1 E, PARA TODO x em I, \frac{dy}{dx}=xy.

Resolvi da seguinte maneira:

Primeiro, precisamos observar que \frac{dy}{dx}=xf(x)\rightarrow f'(x)=xf(x). Por outro lado, temos que f'(1)=1f(1)=1. Notemos que f(x)=\frac{{e}^{{x}^{2}}}{2} é uma possibilidade para satisfazer a proposta, contudo não satisfaz a condição de f(1)=1. Assim, façamos: \frac{e}{2}+k = 1 \rightarrow k = 1- \frac{e}{2}. Daí, temos: f(x) = \frac{{e}^{{x}^{2}}}{2} + 1 - \frac{e}{2}.

Tem algo errado? O resultado não é este. Tentei fazer algumas manipulações algébricas, para tentar obter o mesmo resultado, mas não consegui nada.
A resposta certa é: y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}}.

Obrigada.
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Cálculo] Exercício

Mensagempor e8group » Sex Nov 15, 2013 11:00

Muito bom exercício . Tenho uma ideia que talvez possa ajudar . Ora , se f é uma função que satisfaz a propriedade dada , então

f'(x) = x \cdot f(x) . Assumindo f(x) \neq 0 para quaisquer que seja x no intervalo aberto I ,teremos que

\frac{f'(x)}{f(x)} = x .Agora tente integrar ambos membros com relação a variável x .

Observe que [ln(f(x)) ]' = ln'(f(x)) \cdot f'(x)  = f'(x)/f(x) (Regra da cadeia) , caso tenha dificuldade ver este resultado , faça uma substituição simples u = f(x) que resolve o problema .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Cálculo] Exercício

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Nov 15, 2013 13:50

O que eu escrevi está errado ?
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Cálculo] Exercício

Mensagempor e8group » Sex Nov 15, 2013 15:22

Pessoa Estranha escreveu:Olá, gostaria de ajuda na seguinte questão:

DETERMINE UMA FUNÇÃO y = f(x), DEFINIDA NUM INTERVALO ABERTO I, COM 1\in I, tal que f(1)=1 E, PARA TODO x em I, \frac{dy}{dx}=xy.

Resolvi da seguinte maneira:

Primeiro, precisamos observar que \frac{dy}{dx}=xf(x)\rightarrow f'(x)=xf(x). Por outro lado, temos que f'(1)=1f(1)=1. Notemos que f(x)=\frac{{e}^{{x}^{2}}}{2} é uma possibilidade para satisfazer a proposta, contudo não satisfaz a condição de f(1)=1. Assim, façamos: \frac{e}{2}+k = 1 \rightarrow k = 1- \frac{e}{2}. Daí, temos: f(x) = \frac{{e}^{{x}^{2}}}{2} + 1 - \frac{e}{2}.

Tem algo errado? O resultado não é este. Tentei fazer algumas manipulações algébricas, para tentar obter o mesmo resultado, mas não consegui nada.
A resposta certa é: y = \frac{1}{\sqrt[]{e}} {e}^{\frac{{x}^{2}}{2}}.

Obrigada.



Pessoa Estranha escreveu:O que eu escrevi está errado ?


Apesar da igualdade f'(x) = x \cdot f(x) ser verdadeira quando f(x) = e^{x^2}/2 conforme você notou , se tomarmos g(x) = f(x) + c  = e^{x^2}/2 + c (p/ alguma constante c real ) . Temos que

g'(x) = f'(x) = x \cdot e^{x^2}  = x \cdot f(x) e

x \cdot g(x) = x \cdot f(x) + x\cdot c

portanto , em geral , g'(x) \neq x \cdot g(x) ,a igualdade ocorre somente quando c = 0 já que estamos impondo que igualdade seja verdadeira para pontos arbitrários tomados no intervalo aberto I .

Observe que f(x) = e^{x^2}/2 + 1 - e/2 não satisfaz f'(x) = x \cdot f(x) para todo x em I , apesar da mesma função satisfazer f(1) = 1 .

Espero que ajude .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Cálculo] Exercício

Mensagempor e8group » Sex Nov 15, 2013 15:43

Aliás , em geral a igualdade y' = yx não é verdadeira quando y = e^{x^2}/2 , pois ,
y' = x e^{x^2} = 2 x y . Entretanto,y = e^{x^2/2} satisfaz y'=yx .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Cálculo] Exercício

Mensagempor Pessoa Estranha » Sex Nov 15, 2013 17:08

Está bem.... Agradeço pela ajuda. :y: :)
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?