• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Derivada]

[Derivada]

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Ago 25, 2013 12:40

Olá.... Estou com dificuldade para resolver a seguinte questão.

Seja y={t}^{2}x, onde x=x(t) é uma função derivável. Calcule {\frac{dy}{dt}}_{t=1}, supondo {\frac{dx}{dt}}_{t=1}=2 e x=3 para t=1.

Tentei resolver de duas maneiras.
Primeiro usei a regra do produto:

{\frac{dy}{dt}}_{t=1}={\frac{d}{dt}}_{t=1}({t}^{2}.x)= {\frac{d{t}^{2}}{dt}}_{t=1}={\frac{d{t}^{2}}{dt}}_{t=1} . x + {\frac{dx}{dt}}_{t=1}. {t}^{2}= 2.t.x+2.{t}^{2}=2.3.1+2.1=6+2=8.

Esta é a resposta correta, porém eu também tentei resolver utilizando a regra da cadeia, mas deu errado.

{\frac{dy}{dt}}_{t=1}={\frac{dy}{dx}}_{x=3}.{\frac{dx}{dt}}_{t=1}={\frac{d}{dx}}_{x=3}({t}^{2}.x).{\frac{dx}{dt}}_{t=1}=({\frac{d{t}^{2}}{dx}}_{x=3}.x+{\frac{dx}{dx}}_{x=3}.{t}^{2}){\frac{dx}{dt}}_{t=1}=6
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Derivada]

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Ago 25, 2013 14:04

Na verdade, na regra da cadeia, nas minhas contas, deu 2 e não 6.
-(a resposta certa é 8).
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Derivada]

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Ago 25, 2013 14:06

Pessoal, por favor, ajudem-me!!!! A prova é amanhã!!!! :-O
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Derivada]

Mensagempor e8group » Dom Ago 25, 2013 16:31

Boa tarde . Sua primeira solução está correta . Observe que x é função real de uma variável real assim como a função g:t \mapsto g(t)=t^2 também o é .Como ambas funções possuem regras de associações dependentes da mesma variável t .Logo o produto destas funções fornecerá uma nova função cuja regra de associação(também só dependendo de t ) desta função será (g\cdot x)(t) = g(t) \cdot x(t) = t^2 \cdot x(t) . Na minha opinião o resultado que temos que usar para derivar esta função é a regra do produto e não a regra da cadeia . Espero que ajude .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [Derivada]

Mensagempor Russman » Dom Ago 25, 2013 18:53

Aplique a regra do produto!

d(uv) = udv+vdu

Assim, d(t^2x) = t^2dx + xd(t^2) = t^2 dx + 2xdt e \frac{d(t^2x)}{dt} = t^2 (dx/dt) + 2x. Desse modo, para t=1, temos

\frac{d(t^2x)}{dt} = 1^2 2 + 2.3 = 2+6 = 8.


Regra da cadeia serve para FUNÇÕES COMPOSTAS, e não para o seu produto.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: [Derivada]

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Ago 25, 2013 19:38

Olá pessoal! Obrigada por terem respondido.

Estou estudando através de um livro de cálculo, e, nele, realmente está escrito que devemos aplicar a regra da cadeia em derivadas de funções compostas, porém, há uma parte que diz o seguinte:

"Sendo y={u}^{2} com u=u(x) derivável, resulta \frac{dy}{dx}=2u\frac{du}{dx}. Por outro lado, y={u}^{2}\Rightarrow \frac{dy}{du}=\frac{d}{du}[{u}^{2}]=2u. Assim, \frac{dy}{dx}=\frac{dy}{du}.\frac{du}{dx} onde \frac{dy}{du} deve ser calculado em u = u(x). Provaremos mais adiante que esta regra, conhecida como regra da cadeia, é válida sempre que y = y(u) e u=u(x) forem deriváveis".

Na última frase, realmente está claro que trata-se de funções compostas, mas no início eu entendi que a regra da cadeia poderia ser usada em casos como:

"Seja y={u}^{2} com u=u(x) função derivável. Verifique que \frac{dy}{dx}=2u\frac{du}{dx}".

Este é, na verdade, bastante semelhante com o exercício que enviei aqui. Então pensei que pudesse ser assim, mas pelo visto fiz uma interpretação errada. O livro só confundiu-me!

Valeu pessoal! Obrigada pela ajuda!
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}