• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida (derivada e função modular)

Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor Man Utd » Sáb Jun 15, 2013 11:03

é certo afirmar que as raízes de uma função modular se tornam bicos(pontos que não tem derivada),já que o gráfico é rebatido para cima?
nesta função |x^{3}-x| (vide o gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 83%29-x%29 todas as raízes encontram-se bicos).
mais nesta outra função |x^{3}-x^{2}-2x|(gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 2%29-2x%29 )não acontecem com todas as raízes e somente uma.
Dúvida:eu tenho que fazer o gráfico para descobrir os possíveis bicos?ou existe um jeito mais eficaz?
Man Utd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 155
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 09:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da Computação
Andamento: cursando

Re: Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor e8group » Sáb Jun 15, 2013 13:24

Man Utd escreveu:é certo afirmar que as raízes de uma função modular se tornam bicos(pontos que não tem derivada),já que o gráfico é rebatido para cima?
nesta função |x^{3}-x| (vide o gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 83%29-x%29 todas as raízes encontram-se bicos).


A função não é diferenciável nestes pontos ,segue de imediato da definição ,pois as derivadas laterias diferem .

Man Utd escreveu:mais nesta outra função |x^{3}-x^{2}-2x|(gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 2%29-2x%29 )não acontecem com todas as raízes e somente uma.


SIm , em uma destas raízes ,as derivadas laterias são iguais o que implica a função diferenciável neste ponto .

Man Utd escreveu:Dúvida:eu tenho que fazer o gráfico para descobrir os possíveis bicos?ou existe um jeito mais eficaz?


Tome cuidado ,esta analise leva você dizer que as funções cujo gráfico não apresenta "bicos " é diferenciável ,isto não é verdade , por exemplo , f(x) = \sqrt[3]{x} não é derivável em x= 0 , o limite das retas tangente a função neste ponto é o próprio O_y , o coeficiente angular desta reta vai + \infty quado x \to 0 .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor Man Utd » Sáb Jun 15, 2013 20:10

eu tenho um exercicio assim:

Construa uma função f: R-R que seja contínua em R e derivavél em todos os pontos exceto em -1,0 e 1.

a resolução apresentada a mim foi:
(x+1).x.(x-1)----decomposição de polinomios.
x^{3}-x, então foi colocado em módulo------|x^{3}-x|,com isso as raízes apresentaram bicos na função(conforme wolfram na 1° postagem).
dúvida:Isso sempre é válido?digo uma função em módulo não vai ter derivada nos pontos que são as raízes?
att,
obrigado pela atenção.
Man Utd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 155
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 09:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da Computação
Andamento: cursando

Re: Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor e8group » Sáb Jun 15, 2013 21:26

Você também pode pensar em 3 funções contínuas em toda a reta satisfazendo a (*) diferenciabilidade em todos os pontos exceto -1,0,1 . Logo , a soma destas funções contínuas fornecerá uma função contínua satisfazendo (*) .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor Man Utd » Dom Jun 16, 2013 10:25

vlw santhiago. :)
Man Utd
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 155
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 09:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da Computação
Andamento: cursando

Re: Dúvida (derivada e função modular)

Mensagempor LuizAquino » Dom Jun 16, 2013 11:24

Man Utd escreveu:é certo afirmar que as raízes de uma função modular se tornam bicos(pontos que não tem derivada),já que o gráfico é rebatido para cima?


Nem sempre é correto afirmar isso.

Por exemplo, x = 0 é uma raiz da função definida por f(x) = \left|x^3 - x^2\right|, entretanto a função não tem bico em x = 0. Analise o gráfico desta função representado abaixo.

figura1.png
figura1.png (8.93 KiB) Exibido 6850 vezes


Man Utd escreveu:nesta função |x^{3}-x| (vide o gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 83%29-x%29 todas as raízes encontram-se bicos).
mais nesta outra função |x^{3}-x^{2}-2x|(gráfico: http://www.wolframalpha.com/input/?i=ab ... 2%29-2x%29 )não acontecem com todas as raízes e somente uma.


Errado. Na função definida por f(x) = \left|x^{3}-x^{2}-2x\right| temos bicos em todas as raízes. Para verificar isso, confira os limites abaixo (o cálculo deles fica como exercício para você):

\lim_{x\to -1^-}\dfrac{f(x) - f(-1)}{x-(-1)} = -3

\lim_{x\to -1^+}\dfrac{f(x) - f(-1)}{x-(-1)} = 3

\lim_{x\to 0^-}\dfrac{f(x) - f(0)}{x-0} = -2

\lim_{x\to 0^+}\dfrac{f(x) - f(0)}{x-0} = 2

\lim_{x\to 2^-}\dfrac{f(x) - f(2)}{x-2} = -6

\lim_{x\to 2^+}\dfrac{f(x) - f(2)}{x-2} = 6

Veja também o gráfico desta função representado abaixo.

figura2.png
figura2.png (11.88 KiB) Exibido 6850 vezes


Man Utd escreveu:Dúvida:eu tenho que fazer o gráfico para descobrir os possíveis bicos? ou existe um jeito mais eficaz?


Você pode calcular a derivada da função e analisar onde ela é descontínua. Entretanto, dependendo do caso é mais simples construir logo o gráfico.

Man Utd escreveu:eu tenho um exercicio assim:

Construa uma função f: R-R que seja contínua em R e derivavél em todos os pontos exceto em -1,0 e 1.

a resolução apresentada a mim foi:
(x+1).x.(x-1)----decomposição de polinomios.
x^{3}-x, então foi colocado em módulo------|x^{3}-x|,com isso as raízes apresentaram bicos na função(conforme wolfram na 1° postagem).
dúvida:Isso sempre é válido?digo uma função em módulo não vai ter derivada nos pontos que são as raízes?
att,


Nem sempre isso é válido, como ilustra o exemplo exibido no início deste texto.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

 



Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Balanar - Seg Ago 09, 2010 04:01

Simplifique a expressão com radicais duplos abaixo:

\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}

Resposta:
Dica:
\sqrt[]{2} (dica : igualar a expressão a x e elevar ao quadrado os dois lados)


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: MarceloFantini - Qua Ago 11, 2010 05:46

É só fazer a dica.


Assunto: Simplifique a expressão com radicais duplos
Autor: Soprano - Sex Mar 04, 2016 09:49

Olá,

O resultado é igual a 1, certo?