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[AVALIAR ERRO] Como eu resolvo um exercício desse tipo?

[AVALIAR ERRO] Como eu resolvo um exercício desse tipo?

Mensagempor amigao » Dom Mai 26, 2013 11:45

Enunciado: Seja A=l^2, l > 0.
(a) Calcule a diferencial de A.
(b) Avalie o erro que se comete na aproximação de ?A por dA. Interprete geometricamente.


Na (a) eu fiz: A diferencial de A é dada por dA = A'dl e , portanto, dA = 2l dl.
na (b) eu fiz :?A \simeq dA , então

f(l+dl) = l^2 + 2ldl+ dl^2
2ldl+dl^2 = ?A
dA + dl^2 = ?A
e o erro é o dl^2

Está certo? como eu faço corretamente. E como interpreto geometricamente?
amigao
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Re: [AVALIAR ERRO] Como eu resolvo um exercício desse tipo?

Mensagempor e8group » Dom Mai 26, 2013 13:09

Como vc disse ,o diferencial de A é dA(l) = 2l(dl) .No outro exercício ,observando que \Delta A(l) =  A(l+dl) - A(l) =  dA(l) + (dl)^2 é o acréscimo que a função sofre ao passar de l a l + dl .Aproximando este valor por dA(l) ,vemos que o erro \Delta A(l)- dA(l) = (dl)^2 .

Interpretação geométrica :

A(l) = l^2 (l> 0) é uma função que nos fornece a área de um quadrado de lados l .Assim , dA(l) = 2ldl é um número aproximado para o acréscimo \Delta A(l) na área A que é devido ao acréscimo de dl em l .


Podemos ver \Delta A(l) = dl(2l + dl) e dA(l) = 2l (dl) como áreas de dois retângulos de comprimentos 2l +dl e 2l e alturas dl .Como já vimos , o erro cometido na aproximação de \Delta A(l) por dA(l) é (dl)^2 ;erro este que é a área de um quadrado de lados medindo dl .
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Re: [AVALIAR ERRO] Como eu resolvo um exercício desse tipo?

Mensagempor amigao » Dom Mai 26, 2013 18:27

santhiago escreveu:Como vc disse ,o diferencial de A é dA(l) = 2l(dl) .No outro exercício ,observando que \Delta A(l) =  A(l+dl) - A(l) =  dA(l) + (dl)^2 é o acréscimo que a função sofre ao passar de l a l + dl .Aproximando este valor por dA(l) ,vemos que o erro \Delta A(l)- dA(l) = (dl)^2 .

Interpretação geométrica :

A(l) = l^2 (l> 0) é uma função que nos fornece a área de um quadrado de lados l .Assim , dA(l) = 2ldl é um número aproximado para o acréscimo \Delta A(l) na área A que é devido ao acréscimo de dl em l .


Podemos ver \Delta A(l) = dl(2l + dl) e dA(l) = 2l (dl) como áreas de dois retângulos de comprimentos 2l +dl e 2l e alturas dl .Como já vimos , o erro cometido na aproximação de \Delta A(l) por dA(l) é (dl)^2 ;erro este que é a área de um quadrado de lados medindo dl .


Muito obrigado pela ajuda, agora sei como resolve um exercício desse tipo, agradeço pela ajuda.
abraço.
amigao
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?