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Integral com aplicaçao

Integral com aplicaçao

Mensagempor menino de ouro » Dom Jan 13, 2013 17:11

pessoal como faço para calcular e fazer o gráfico dessa questão:


Esboce a região e ache a área da região compreendida entre o gráfico de x = \sqrt[]{y} e as retas

x = y ? 2 e y =0
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Re: Integral com aplicaçao

Mensagempor Russman » Dom Jan 13, 2013 19:37

Primeiramente você deve desenhar as funções e em seguida observar a área que foi "cercada" por elas.

ScreenHunter_01 Jan. 13 19.13.gif
ScreenHunter_01 Jan. 13 19.13.gif (3.82 KiB) Exibido 9161 vezes



ScreenHunter_02 Jan. 13 19.20.gif


A área varrida vai de x=-2 até x= 2, uma vez que a reta x = y-2 intersecta a y=0 em x=-2 e a função x = \sqrt{y} ( que só se define para x > 0) intersecta a mesma reta em x=2.

Demo:

1) x = y-2 = 0-2 = -2

2) \sqrt{y} = y-2 \Rightarrow y = y^2 - 4y + 4 \Rightarrow y^2 - 5y +4=0\Rightarrow y= \left\{\begin{matrix}
4\\ 
1
\end{matrix}\right.

Porem, y=1 gera x = 1-2 = -1 que não pertence ao domínio da função. Assim, ficamos com x = 4-2 = 2 que pertence.

Podemos agora fazer uma subtração de áreas para calcular a de interesse. Calculamos a área da reta [tex]x=y-2 \Rightarrow y=x+2[/tex] de x=-2 até x=2 e subtraímos a área de x=  \sqrt{y} de x=0 até x=2. Dessa forma,

S = \int_{-2}^{2} \left (x+2  \right ) dx  - \int_{0}^{2} \left (x^2  \right ) dx.

Agora basta calcular.
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Re: Integral com aplicaçao

Mensagempor menino de ouro » Dom Jan 13, 2013 20:47

qual dessas duas esta correta na expressao( s ) ?



\int_{}^{}x^2  ,ou  \int_{}^{}  {x}^{1/2
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Re: Integral com aplicaçao

Mensagempor Russman » Dom Jan 13, 2013 20:59

Estamos integrando em x. Assim, devemos expressar a função integrante como função de x.

Se x = \sqrt{y} então y = x^2, para x>0.
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Re: Integral com aplicaçao

Mensagempor menino de ouro » Dom Jan 13, 2013 21:59

Resolvendo,


\int_{-2}^{2}xdx+\int_{-2}^{2}2dx-\int_{0}^{2}x^2dx


\frac{(2)^2}{2}-(\frac{(-2)^2}{2})+2(2)-2(-2)-\frac{(2)^3}{3}-\frac{(0)^3}{3}=


0+8-\frac{8}{3}= \frac{16}{3}
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Re: Integral com aplicaçao

Mensagempor Russman » Dom Jan 13, 2013 22:09

Calculei o mesmo que você. Mas a resposta em si não importa e sim o raciocínio para tal.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?