por CaioLemos » Qui Mar 22, 2012 13:18
Bom dia rapaziada, sou novo no forum e nao sei muito bem como editar as formulas, mas acho que dá para entender:
1-Determine o valor da constante C para que F seja continua em [0,

)
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)

<=,=> Querem dizer maior ou igual
Bom, a minha dúvida é a seguinte: No primeiro momento, eu igualei a f(x)

substituio x por 1para achar f(1), porem quando vo fazer o limite da
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)
com X tendendo a 1, caio numa indeterminação 0/0. Minha idéia era achar o valor do limite
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)
com X tendendo a 1 e dps igualar a F(1) para achar o C
Queria saber se o meu pensamento está correto e como sair da indeterminação
Obrigado
-
CaioLemos
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mar 22, 2012 13:03
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Mar 22, 2012 15:59
CaioLemos escreveu:1-Determine o valor da constante C para que F seja continua em [0,

)
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)

<=,=> Querem dizer maior ou igual
O que você escreveu é equivalente a:

Mas eu presumo que a função original seja:

Se você desejava escrever algo assim, você deveria ter usado algo como:

, se 0<= x <1

, se x =>1
Note a importância do uso adequado dos parênteses!
CaioLemos escreveu:Bom, a minha dúvida é a seguinte: No primeiro momento, eu igualei a f(x)

substituio x por 1 para achar f(1), porem quando vo fazer o limite da
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)
com X tendendo a 1, caio numa indeterminação 0/0. Minha idéia era achar o valor do limite
![f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1 f(x)= (\!x+\sqrt[2]{x}-2)/x-1 , se \:x<=x<1](/latexrender/pictures/39e46eb54f0ef49ad0383fcd1334a2c1.png)
com X tendendo a 1 e dps igualar a F(1) para achar o C
Queria saber se o meu pensamento está correto e como sair da indeterminação
Temos que:

Desejamos determinar c de tal modo que:

Nós já temos que:

Falta agora:

Desejamos então que:

Há várias formas de resolver esse limite. Uma delas é usando a substituição

. Desse modo, quando

temos que

. Podemos então reescrever esse limite como:

Fatorando os polinômios que aparecem no numerador e no denominador, temos que:



Agora basta terminar o exercício.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por CaioLemos » Qui Mar 22, 2012 17:39
LuizAquino obrigado pela resposta. Estava precisando dessa ajuda, obrigado mesmo!
-
CaioLemos
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qui Mar 22, 2012 13:03
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: engenharia
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Limite Continuidade
por Claudin » Sáb Out 01, 2011 11:33
- 10 Respostas
- 5474 Exibições
- Última mensagem por Claudin

Seg Out 03, 2011 10:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite e Continuidade
por Thyago Quimica » Seg Mai 21, 2012 14:11
- 1 Respostas
- 1567 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Mai 22, 2012 19:22
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite e Continuidade
por Raquel299 » Sex Abr 10, 2015 10:43
- 2 Respostas
- 1715 Exibições
- Última mensagem por Raquel299

Ter Abr 14, 2015 18:17
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite e Continuidade
por Raquel299 » Ter Abr 14, 2015 20:58
- 1 Respostas
- 1382 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Qua Abr 15, 2015 18:26
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limite- Continuidade em intervalos
por killerkill » Sáb Ago 13, 2011 02:25
- 7 Respostas
- 7679 Exibições
- Última mensagem por killerkill

Qua Ago 17, 2011 23:17
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.