• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Derivadas] Problema com prova: f par --> f' ímpar

[Derivadas] Problema com prova: f par --> f' ímpar

Mensagempor Imscatman » Qui Nov 17, 2011 14:04

Olá!

Tenho duas dúvidas com a prova de f(x) = f(-x) implica f'(-x) = -f'(x) (isto é, que se f é par, então sua derivada f' é ímpar).

Lembrando que:

f'(x)=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x+h)-f(x)}{h}

A prova começa assim:

f'(-x)=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(-x+h)-f(-x)}{h}

Mas aqui eu já tenho a primeira dúvida: se em f'(x) o h é na verdade algo como {x}_{0}-x, como eu posso fazer f'(-x) substituindo x por -x na expressão original, mas sem tocar no h? Parece-me que h passaria a ser {x}_{0}+x, mas então deixaria de ser h.

Engolindo isso, a prova continua. Terei uma segunda dúvida. Continuando, há esses passos:

f'(-x)=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f[-(x-h)]-f(-x)}{h}=\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x-h)-f(x)}{h}

Aqui ok: como a função é par, os f(-a) ficaram f(a) acima. E a seguir introduz-se um sinal de menos dentro e fora do limite. Ok também:

=-\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x-h)-f(x)}{-h}

E nesse ponto toma-se -h = \Delta x e faz-se:

=-\lim_{\Delta x\rightarrow0}\frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x}

Isso é -f'(x), concluindo a prova. Mas - segunda dúvida - me incomoda que, no símbolo de limite, a substituição seja h = \Delta x em vez de -h = \Delta x. Isso não deveria fazer diferença? Não ficaria -\lim_{-\Delta x\rightarrow0} ali?

Agradeço a quem puder me ajudar.

P. S.: tirei essa demonstração do livro (e-book) de respostas do Cálculo vol. 6 (James Stewart).

Atualizado: já posso ver que tanto faz colocar \Delta x ou -\Delta x no limite, porque se um tende a zero, o outro também. Essa é a explicação da segunda dúvida, certo? A primeira dúvida permanece. Pensando aqui...
Avatar do usuário
Imscatman
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 17:52
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [Derivadas] Problema com prova: f par --> f' ímpar

Mensagempor LuizAquino » Sex Nov 18, 2011 21:44

Imscatman escreveu:(...)
A prova começa assim:

f'(-x)=\lim_{h\to 0}\frac{f(-x+h)-f(-x)}{h}

Mas aqui eu já tenho a primeira dúvida: se em f'(x) o h é na verdade algo como {x}_{0}-x, como eu posso fazer f'(-x) substituindo x por -x na expressão original, mas sem tocar no h? Parece-me que h passaria a ser {x}_{0}+x, mas então deixaria de ser h.
(...)


Você já sabe que uma forma de definir f^\prime(x) é :

f^\prime(x) = \lim_{u\to x}\frac{f(u)-f(x)}{u-x}

Note que x representa qualquer valor no domínio de f. Suponha então que há um número negativo nesse domínio, por exemplo o valor -a.

A expressão anterior para x=-a teria o formato:

f^\prime(-a) = \lim_{u\to -a}\frac{f(u)-f(-a)}{u-(-a)}

Faça então a mudança de variável h = u - (-a) (que é o mesmo que h = u + a ). Note que quando u\to -a, temos que h\to 0. Sendo assim, podemos reescrever a expressão anterior como:

f^\prime(-a) = \lim_{h\to 0}\frac{f(-a+h) - f(-a)}{h}

Agora siga um raciocínio semelhante considerando que o número negativo no domínio seja -x.

Imscatman escreveu:(...)
=-\lim_{h\rightarrow0}\frac{f(x-h)-f(x)}{-h}

E nesse ponto toma-se -h = \Delta x e faz-se:

=-\lim_{\Delta x\rightarrow0}\frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x}

Isso é -f'(x), concluindo a prova. Mas - segunda dúvida - me incomoda que, no símbolo de limite, a substituição seja h = \Delta x em vez de -h = \Delta x. Isso não deveria fazer diferença? Não ficaria -\lim_{-\Delta x\rightarrow0} ali?
(...)


Imscatman escreveu:Atualizado: já posso ver que tanto faz colocar \Delta x ou -\Delta x no limite, porque se um tende a zero, o outro também. Essa é a explicação da segunda dúvida, certo?


Ao fazer a substituição -h = \Delta x, note que quando h\to 0, temos que \Delta x \to 0 . Por isso não há problema algum escrever que:

-\lim_{h\to 0}\frac{f(x-h)-f(x)}{-h} = -\lim_{\Delta x\to 0}\frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x}
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Derivadas] Problema com prova: f par --> f' ímpar

Mensagempor Imscatman » Sáb Nov 19, 2011 08:40

Muito obrigado outra vez, professor! Tudo encaixa. ;)
Avatar do usuário
Imscatman
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 17:52
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)