• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Derivada] Lucro Máximo

[Derivada] Lucro Máximo

Mensagempor esquilowww » Ter Nov 08, 2011 20:00

Olá pessoal, gostaria novamente de agradecer pela ajuda nos tópicos anteriores.

Hoje trago 2 questões para determinação do lucro máximo, a primeira:

1) Uma certa indústria vende seu produto por R$ 100,00 a unidade. Se o custo da produção total diária, em R$, para x unidades for C(x) = 0,0025x² + 50x + 100.000 e se a capacidade de produção mensal for, de no máximo, 15000 unidades, quantas unidades desse produto devem ser fabricadas e vendidas mensalmente para que o lucro seja máximo?

Eu conseguir resolve-lá considerando venda = 100x e C(x). Logo L(x) 100x - C(x)

Para obter lucro máximo L'(x) = 0 e L"(x) < 0

Derivei a função L e encontrei o resultado de 10.000 unidades. Gostaria de saber se fiz corretamente.

Já a segunda questão tentei resolver pelo mesmo método porém não obtive exito.

2) Uma empresa opera num mercado em que o preço de venda é constante e igual a $20. seu custo marginal mensal é dado por 3x2 – 6x + 15 qual a produção que dá o máximo lucro. (a própria questão veio com 3x2, porém acredito que seja 3x²)

Gostaria de uma ajuda para resolve-lá.

Desde já agradeço.
esquilowww
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Out 14, 2011 23:22
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Administração/Ciências Contábeis
Andamento: cursando

Re: [Derivada] Lucro Máximo

Mensagempor LuizAquino » Qui Nov 10, 2011 11:41

esquilowww escreveu:1) Uma certa indústria vende seu produto por R$ 100,00 a unidade. Se o custo da produção total diária, em R$, para x unidades for C(x) = 0,0025x² + 50x + 100.000 e se a capacidade de produção mensal for, de no máximo, 15000 unidades, quantas unidades desse produto devem ser fabricadas e vendidas mensalmente para que o lucro seja máximo?


esquilowww escreveu:Para obter lucro máximo L'(x) = 0 e L"(x) < 0

Derivei a função L e encontrei o resultado de 10.000 unidades. Gostaria de saber se fiz corretamente.


Ok.

esquilowww escreveu:2) Uma empresa opera num mercado em que o preço de venda é constante e igual a $20. seu custo marginal mensal é dado por 3x2 – 6x + 15 qual a produção que dá o máximo lucro. (a própria questão veio com 3x2, porém acredito que seja 3x²)


esquilowww escreveu:Já a segunda questão tentei resolver pelo mesmo método porém não obtive exito.


Provavelmente você esqueceu de um detalhe: por definição o custo marginal é equivalente a derivada do custo. Ou seja, se C(x) é o custo, então pelos dados do exercício o custo marginal será C^\prime(x) = 3x^2 - 6x + 15 .

Isso significa que o custo C(x) deve ser algo como C(x)=x^3 - 3x^2 + 15x + k (onde k é uma constante qualquer).

Supondo que para produzir 0 unidades não haverá custo, devemos ter que C(0)=0. Sendo assim, chegamos a conclusão que a constante k deve ser nula.

Em resumo: para que o custo marginal seja igual ao que foi dado no exercício e supondo C(0)=0, precisamos que o custo seja dado por C(x)=x^3 - 3x^2 + 15x .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.