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CÁLCULO DE UM TECIDO ENCOLHIDO - COLÉGIO PEDRO II 6o ANO

CÁLCULO DE UM TECIDO ENCOLHIDO - COLÉGIO PEDRO II 6o ANO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Dez 06, 2011 01:15

Questão de Prova do Colégio Pedro II 6o ano

Uma costureira, sem saber, comprou certo tecido que encolheu, ao ser molhado, 1/11 do comprimento e 1/12 da largura. A largura original era 1,5 m. Quantos metros desse tecido devemos comprar para, depois de molhado, obter 75 m quadrado?


Bom dia!!!!

Aos queridos colaboradores, gostaría que me ajudassem a entender o enunciado do problema. Acredito que esteja mal formulado. O meu raciocínio foi que, A costureira comprou um tecido e molhou, quando mollhou ele encolheu e agora ela precisa comprar mais tecido para chegar a 75 metro quadrado.

Meus cálculos:

-COMPRIMENTO 11/11 ( comprimento = incógnita), vamos chamar de x;

-encolheu 1/11 do comprimento

-LARGURA 12/12 = 1,5 m
-1/12 de 1,5 = 0,125 m ( encolheu)

-largura encolhida = 1,5 - 0,125 = 1,375 m

-ÁREA = 75 metro quadrado

CALCULANDO A ÁREA DO TECIDO ANTES DE ENCOLHER:

A = Comprimento x largura

Substituindo:

c. l = A
X . 1,5 = 75
X = 75 / 1,5
X = 50 , ou seja o comprimento do tecido antes de encolher é igual a 50m

Substituindo:

- comprimento 11/11 = 50
- 1/11 de 50 = 4,54 ( encolheu) ( considerando duas casa decimais apos à vírgula)
- comprimento encolhido = 50 - 4,54 = 45,46

Calculando novamente a área com todas as medidas encolhidas:

A = comprimento x largura
A = 45,46 x 1,375
A = 62,50 metro quadrado

A costureira ficou com 62,50 metro quadrado e para chegar a 75 metro quadrado ela precisa comprar; e não nós:
75 - 62,50 = 12,50 metro quadrado.

PARA ENCONTRAR QUANTOS METROS DE COMPRIMENTO A COSTUREIRA DEVE COMPRAR, CONSIDERANDO A MESMA LARGURA DO TECIDO ENCOLHIDO: ( já que o enunciado dizia depois de molhado)

A = 12,50 metros quadrado
largura = 1,375
comprimento = x

Substituindo:

A = c. l
x . 1,375 = 12,50
x = 12,50 / 1,375
x = 9,09

PROVA REAL COMPRIMENTO LARGURA ÁREA

medidas do tecido seco 50m x 1,5 m = 75 metro quadado

medidas do tecido molhado 45,46m x 1,375m = 62,50 metro quadrado

nova compra do tecido 9,09 x 1,375m = 12,50 metro quadrado


AS NOVAS MEDIDAS DO TECIDO DA COSTUREIRA SÃO:

COMPRIMENTO LARGURA ÁREA
o tecido molhado que sobrou 45,46m x 1,375 m = 62,50 metro quadrado
nova compra do tecido 9,09m x 1,375 m = 12,50 metro quadado

TOTAL MEDIDA COMPRIMENTO 54,55 X 1,375m = 75 metro quadrado
Adriana Saisse
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Re: CÁLCULO DE UM TECIDO ENCOLHIDO - COLÉGIO PEDRO II 6o ANO

Mensagempor LuizAquino » Ter Dez 06, 2011 17:34

Adriana Saisse escreveu:Uma costureira, sem saber, comprou certo tecido que encolheu, ao ser molhado, 1/11 do comprimento e 1/12 da largura. A largura original era 1,5 m. Quantos metros desse tecido devemos comprar para, depois de molhado, obter 75 m quadrado?


Adriana Saisse escreveu:Acredito que esteja mal formulado.

A única parte mal formulada é que deveria haver a informação de que na compra de tecidos, usualmente, a largura é sempre a mesma, o que muda apenas é o comprimento. Uma pessoa que nunca comprou tecido não saberia dessa informação.

Adriana Saisse escreveu:O meu raciocínio foi que, A costureira comprou um tecido e molhou, quando mollhou ele encolheu e agora ela precisa comprar mais tecido para chegar a 75 metro quadrado.


Não é isso. O exercício não diz que ela irá comprar mais tecido para juntar ao que ela comprou anteriormente e partir daí, após molhado, ter 75 m² de tecido.

O que o exercício solicita é que seja calculado a quantidade de metros desse tecido que deve ser comprado para, após molhado, a sua área ser de 75 m².

Adriana Saisse escreveu:-COMPRIMENTO 11/11 ( comprimento = incógnita), vamos chamar de x;

-encolheu 1/11 do comprimento

Ok.

Adriana Saisse escreveu:-LARGURA 12/12 = 1,5 m
-1/12 de 1,5 = 0,125 m ( encolheu)

-largura encolhida = 1,5 - 0,125 = 1,375 m

Ok.

Adriana Saisse escreveu:CALCULANDO A ÁREA DO TECIDO ANTES DE ENCOLHER:

A = Comprimento x largura

Substituindo:

c. l = A
X . 1,5 = 75


A partir daqui está errado.

Você deveria fazer:

\left(x - \frac{1}{11}x\right)\left(1,5 - \frac{1}{12}1,5\right) = 75

Resolvendo essa equação, você irá obter que x = 60.

Portanto, comprando-se um tecido de 60 m de comprimento (lembrando-se que sua largura é 1,5 m), após molhado a sua área será 75 m². Faça as contas e confira.
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Re: CÁLCULO DE UM TECIDO ENCOLHIDO - COLÉGIO PEDRO II 6o ANO

Mensagempor Adriana Saisse » Ter Dez 06, 2011 18:09

:-D Muito obrigada Luiz Aquino, pelo esclarecimento. Se ficou difícil para mim, imagina para as crianças, oriundas de escola Pública que agora estudam no Pedro II ? *-) É um grande equívoco um professor passar um problema desta natureza para o 6o. ano, quando eles ainda nem aprenderam equação de 1o grau. E sequer foi passado a eles em aula ao menos um problema parecido. Só nos resta, pedirmos esclarecimentos perante a Instituição. Afinal são nossos filhos e de maneira alguma devemos permitir que se sintam humilhados diante às dificuldades que estão encontrando em matemática.
Um grande abraço. Atenciosamente,

Adriana Saisse. ;)
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Re: CÁLCULO DE UM TECIDO ENCOLHIDO - COLÉGIO PEDRO II 6o ANO

Mensagempor LuizAquino » Ter Dez 06, 2011 18:36

Adriana Saisse escreveu:Se ficou difícil para mim, imagina para as crianças, oriundas de escola Pública que agora estudam no Pedro II ?

É um grande equívoco um professor passar um problema desta natureza para o 6o. ano, quando eles ainda nem aprenderam equação de 1o grau.


Não há equívoco. O exercício também poderia ser feito sem usar diretamente a equação. Bastava o aluno saber usar as frações e as operações aritméticas básicas.

Não cometa o equívoco de subestimar a capacidade de seu filho (ou das outras crianças).

Nem todo exercício deve ser "fácil". É necessário estimular o raciocínio de qualquer pessoa, não importa a idade.

Adriana Saisse escreveu:E sequer foi passado a eles em aula ao menos um problema parecido.

Será mesmo que não? Como afirmar com certeza isso? Você conversou diretamente com o professor?

Adriana Saisse escreveu:Afinal são nossos filhos e de maneira alguma devemos permitir que se sintam humilhados diante às dificuldades que estão encontrando em matemática.


Humilhados? O fato de explorar exercícios desafiadores é uma humilhação para as crianças?
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D