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[Geometria plana] questão concurso 2011

[Geometria plana] questão concurso 2011

Mensagempor fernandocez » Sáb Out 08, 2011 00:25

Mais uma questão do último concurso magistério RJ. Não consegui resolver.

55) A figura abaixo mostra três circulos, cada um com 10cm de raio, tangentes entre si.
Imagem
Considerando raiz de 3 igual a 1,73 e Pi igual a 3,14, o valor da área sombreada, em cm², é:
a) 320 b) 330 c) 340 d) 350 e) 360 resp: 330


Eu fiz a área do círculo e encontrei 314 cm² mas a parte entre os círculos eu não tenho conhecimento prá calcular. Alguém pode me ensinar. Agradeço.
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Re: [Geometria plana] questão concurso 2011

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Out 08, 2011 12:57

Grande mestre Fernando, tudo em paz ??

Temos três círculos tangentes entre si, cada um tem um raio de 10 cm, se ligarmos os centro de cada um através do ponto tangente entre eles teremos um triângulo equilátero de lado 20 cm e temos uma parte da figura sombreada dentro do triângulo.

A área do triângulo equilátero é \frac{a^2 \cdot \sqrt{3}}{4}, então fica igual a 100 \sqrt{3} = 173 cm^2 segundo os dados dado no problema. Agora temos que tirar a área do setor circular (pois ao subtrair a área de cada setor circular, são 3 no total, da área do triângulo equilátero teremos a área da figura entre os círculos), como sabemos que os ângulos internos de um triângulo equilátero são 60º, logo vamos calcular a área do setor circular usando graus, veja:

A_c = \frac {\Pi \cdot R^2 \cdot \alpha}{360} = \frac{314}{6} = 52,33 cm ^2

Agora, multipliquemos esse valor por 3 (pois são três círculos) e subtraímos da área do triângulo, teremos:

3 \cdot 52,33 = 156,99 cm^2 \Rightarrow 173 - 156,99 = 16,01 cm^2

Agora, basta somar os 16,01 cm^2 da área sombreada com a área do círculo inferior, que é de 314 cm^2, logo você terá 330,01 cm^2, aproximadamente 330 cm^2.

Espero ter feito tudo certo e ajudado...

Abraços,
Renato.
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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Re: [Geometria plana] questão concurso 2011

Mensagempor fernandocez » Sáb Out 08, 2011 15:40

Obrigado Renato mais uma vez pela ajuda. Vou passar pro carderno prá entender melhor. Qualquer dúvida volto a te dar trabalho.
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Re: [Geometria plana] questão concurso 2011

Mensagempor fernandocez » Sex Mar 16, 2012 22:51

Caro Renato, hoje que voltei a estudar. Fiz como vc orientou e aprendi. Preciso estudar muito para passar no concurso do estado no final do ano. Obrigado pela ajuda.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?