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por Diocos » Qua Fev 23, 2011 18:32
Olá,
um colega meu está estudando p/ concursos e sempre me proponho a ajudar com a parte de exatas. Certo dia, resolvi lhe fazer uma pergunta, com o objetivo de aguçar seu uso da intuição no estudo da matemática. Escrevi em um papel "x²", e lhe perguntei o que era. Após ele dar algumas respostas corretas (e deixei isso claro), respondi-lhe que aquilo era um quadrado. Ao que ele começou a discutir dizendo que eu estava errado, porem sem utilizar argumentação alguma, apenas dizendo que aquilo era uma potencia, um "x elevado ao quadrado", mas que não era um quadrado.
Pois bem, reconheço que, a rigor, não podemos dizer que "x²" é um quadrado, a menos que x pertança ao conjunto dos inteiros, porém não pode-se afirmar que não o seja, uma vez que o domínio não foi definido.
Gostaria de uma opinião de profissionais da área, como lidar com uma situação como essa. Apesar de não ser um profissional da área de matemática, gosto bastante, sempre me proponho a ajudar, e acho que esse tipo de intuição é muito importante na resolução de problemas novos, ou complexos à primeira vista.
Grato, desde já, pela atenção, e desculpas antecipadas caso tenha infrigido alguma regra.
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por Elcioschin » Qua Fev 23, 2011 19:00
O mais correto seria você dizer:
x² é a ÁREA de um quadrado de lado x
x² é uma potência de base x e expoente 2
Além disso, NÃO é necessário que x seja INTEIRO para representar a área de um quadrado. X pode ser qualquer valor, inclusive um valor irracional. Por exemplo
Se x = V2 -----> x² = 2 -----> A área do quadrado vale 2
Se x = pi -----> x² = pi² ----> A área do quadrado vale pi²
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por Diocos » Qua Fev 23, 2011 20:58
Olá Elcioschin,
O que ocorreu foi que esse meu colega, no auge da discussão, mandou um email perguntando a uma amiga que é prof. de matemática a questão. A resposta dela foi de que deve-se ter cuidado ao dizer que x² é um quadrado, pois "x pode adquirir qualquer valor, o que não necessariamente representa um quadrado."
Vindo de um professor, não vou discutir. Apesar de que, raciocinando agora, não consigo pensar em um valor de x para o qual x² não corresponda a um quadrado.
E sobre a sua resposta de que seria mais correto eu dizer que é a área de um quadrado, meu objetivo era mostrar que uma visão diferente da convencional pode ajudar a resolver alguns problemas quando esquecemos ou não temos certeza da formula a ser utilizada. Com essa visão de um quadrado, por exemplos, dá pra entender como se resolve uma equação de 2º grau sem utilizar a manjada formula. Ou pelo menos de onde vem a fórmula, o que eu considero muito mais valioso do que simplesmente decorar. Aproveito para perguntar: é incorreta esta abordagem?
De qualquer forma, muito obrigado pela sua resposta.
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por Renato_RJ » Qua Fev 23, 2011 22:56
Diocos, eu penso da seguinte maneira... Dizemos que
é um quadrado pois, geralmente, nos referimos como domínio da função o conjunto dos Naturais, então, sempre teremos um quadrado perfeito, mas se o domínio for outro, tipo os Reais, aí a coisa realmente muda de figura, por isso evito chamar essa função de quadrado...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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por LuizAquino » Qui Fev 24, 2011 07:03
Algumas figuras geométricas possuem equações que as representam algebricamente.
Por exemplo,
representa uma parábola. Já a equação
representa uma elipse. E há muitos outros exemplos.
Por outro lado, o monômio
pura e simplesmente, fora de um contexto, representa apenas um número elevado a 2. Apenas isso.
Agora, se x é a medida do lado de um quadrado, então de fato
representa o valor de sua área. Perceba que eu tive que inserir um contexto. Eu tive que dizer que x é a medida do lado de um quadrado para que
ganhasse uma "interpretação geométrica". Ainda assim, mesmo inserindo esse contexto, é errado afirmar que
é um quadrado. Nessa afirmação o erro está em confundir a figura geométrica com o valor de sua área.
Vou dar mais um exemplo. A inequação
representa um círculo de raio r. Por outro lado,
é a área desse círculo. Seria errado afirmar que
é o círculo.
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por Elcioschin » Qui Fev 24, 2011 09:23
Diocos
Você disse que não consegue visualizar um valor de x que não seja o lado du um quadrado.
Vou dar um exemplo ----> x = i ----> onde i é Raiz Quadrada de (-1) ----> x = V(-1) ----> Neste caso ----> x² = - 1
Não existe nenhum quadrado de área -1
Logo, uma definição completa de x²:
Para x real o valor x² representa a área de um quadrado de lado x
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por LuizAquino » Qui Fev 24, 2011 09:40
Elcioschin escreveu:Diocos
Logo, uma definição completa de x²:
Para x real o valor x² representa a área de um quadrado de lado x
Sabemos que -1 é um valor real. Pela sua definição,
é a área do quadrado de lado -1. Mas, não faz sentido um lado com medida negativa. Portanto, uma pequena correção:
Para x real positivo e não nulo, o valor x² representa a área de um quadrado de lado x.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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