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Quadrado

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Mensagempor Diocos » Qua Fev 23, 2011 18:32

Olá,
um colega meu está estudando p/ concursos e sempre me proponho a ajudar com a parte de exatas. Certo dia, resolvi lhe fazer uma pergunta, com o objetivo de aguçar seu uso da intuição no estudo da matemática. Escrevi em um papel "x²", e lhe perguntei o que era. Após ele dar algumas respostas corretas (e deixei isso claro), respondi-lhe que aquilo era um quadrado. Ao que ele começou a discutir dizendo que eu estava errado, porem sem utilizar argumentação alguma, apenas dizendo que aquilo era uma potencia, um "x elevado ao quadrado", mas que não era um quadrado.

Pois bem, reconheço que, a rigor, não podemos dizer que "x²" é um quadrado, a menos que x pertança ao conjunto dos inteiros, porém não pode-se afirmar que não o seja, uma vez que o domínio não foi definido.

Gostaria de uma opinião de profissionais da área, como lidar com uma situação como essa. Apesar de não ser um profissional da área de matemática, gosto bastante, sempre me proponho a ajudar, e acho que esse tipo de intuição é muito importante na resolução de problemas novos, ou complexos à primeira vista.

Grato, desde já, pela atenção, e desculpas antecipadas caso tenha infrigido alguma regra.
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Re: Quadrado

Mensagempor Elcioschin » Qua Fev 23, 2011 19:00

O mais correto seria você dizer:

x² é a ÁREA de um quadrado de lado x
x² é uma potência de base x e expoente 2

Além disso, NÃO é necessário que x seja INTEIRO para representar a área de um quadrado. X pode ser qualquer valor, inclusive um valor irracional. Por exemplo

Se x = V2 -----> x² = 2 -----> A área do quadrado vale 2

Se x = pi -----> x² = pi² ----> A área do quadrado vale pi²
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Re: Quadrado

Mensagempor Diocos » Qua Fev 23, 2011 20:58

Olá Elcioschin,

O que ocorreu foi que esse meu colega, no auge da discussão, mandou um email perguntando a uma amiga que é prof. de matemática a questão. A resposta dela foi de que deve-se ter cuidado ao dizer que x² é um quadrado, pois "x pode adquirir qualquer valor, o que não necessariamente representa um quadrado."

Vindo de um professor, não vou discutir. Apesar de que, raciocinando agora, não consigo pensar em um valor de x para o qual x² não corresponda a um quadrado.

E sobre a sua resposta de que seria mais correto eu dizer que é a área de um quadrado, meu objetivo era mostrar que uma visão diferente da convencional pode ajudar a resolver alguns problemas quando esquecemos ou não temos certeza da formula a ser utilizada. Com essa visão de um quadrado, por exemplos, dá pra entender como se resolve uma equação de 2º grau sem utilizar a manjada formula. Ou pelo menos de onde vem a fórmula, o que eu considero muito mais valioso do que simplesmente decorar. Aproveito para perguntar: é incorreta esta abordagem?

De qualquer forma, muito obrigado pela sua resposta.
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Re: Quadrado

Mensagempor Renato_RJ » Qua Fev 23, 2011 22:56

Diocos, eu penso da seguinte maneira... Dizemos que x^2 é um quadrado pois, geralmente, nos referimos como domínio da função o conjunto dos Naturais, então, sempre teremos um quadrado perfeito, mas se o domínio for outro, tipo os Reais, aí a coisa realmente muda de figura, por isso evito chamar essa função de quadrado...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
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Re: Quadrado

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 24, 2011 07:03

Algumas figuras geométricas possuem equações que as representam algebricamente.

Por exemplo, y=x^2 representa uma parábola. Já a equação \frac{x^2}{a^2} + \frac{y^2}{b^2} = 1 representa uma elipse. E há muitos outros exemplos.

Por outro lado, o monômio x^2 pura e simplesmente, fora de um contexto, representa apenas um número elevado a 2. Apenas isso.

Agora, se x é a medida do lado de um quadrado, então de fato x^2 representa o valor de sua área. Perceba que eu tive que inserir um contexto. Eu tive que dizer que x é a medida do lado de um quadrado para que x^2 ganhasse uma "interpretação geométrica". Ainda assim, mesmo inserindo esse contexto, é errado afirmar que x^2 é um quadrado. Nessa afirmação o erro está em confundir a figura geométrica com o valor de sua área.

Vou dar mais um exemplo. A inequação x^2+y^2 \leq r^2 representa um círculo de raio r. Por outro lado, \pi r^2 é a área desse círculo. Seria errado afirmar que \pi r^2 é o círculo.
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Re: Quadrado

Mensagempor Elcioschin » Qui Fev 24, 2011 09:23

Diocos

Você disse que não consegue visualizar um valor de x que não seja o lado du um quadrado.

Vou dar um exemplo ----> x = i ----> onde i é Raiz Quadrada de (-1) ----> x = V(-1) ----> Neste caso ----> x² = - 1

Não existe nenhum quadrado de área -1

Logo, uma definição completa de x²:

Para x real o valor x² representa a área de um quadrado de lado x
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Re: Quadrado

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 24, 2011 09:40

Elcioschin escreveu:Diocos
Logo, uma definição completa de x²:
Para x real o valor x² representa a área de um quadrado de lado x

Sabemos que -1 é um valor real. Pela sua definição, (-1)^2 = 1 é a área do quadrado de lado -1. Mas, não faz sentido um lado com medida negativa. Portanto, uma pequena correção:

Para x real positivo e não nulo, o valor x² representa a área de um quadrado de lado x.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.