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[perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

[perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

Mensagempor claudia » Qua Ago 13, 2008 17:22

Questão 1:O perímetro de um triângulo isósceles de 3 cm de altura é 18 cm. Os lados desses triângulo são?
Sei que a + b + c = 18 e h = 3 Já fiz o triângulo e marquei a altura, mas não sei como montar a fórmula de Pitágoras nele. Pode me ajudar?
Questão 2: Considere um triângulo isósceles inscrito em uma circunferência. Se a base e a altura medem 8 cm, então o raio dessa circunferência mede?
Fiz o desenho, marquei a altura, marquei os outros raios que partem dos vértices inferiores mas não sei como encontrar a altura desse novo triângulo. Como proceder?
claudia
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Re: Geometria Plana

Mensagempor admin » Qua Ago 13, 2008 17:48

Olá Cláudia, seja bem-vinda!

Apenas para registrar as sugestões que escrevi no chat:

fabiosousa escreveu:Sugestão para a 1ª questão) nomeie os lados (apenas duas incógnitas para as medidas); trace a altura; veja que a medida da base de cada novo triângulo retângulo é metade da medida da base do triângulo isósceles.
Por Pitágoras temos uma equação do sistema e outra pelo perímetro.

Sugestão para a 2ª) no desenho, além da circunferência e do triângulo isósceles, marque o centro da circunferência e trace a altura. Trace também mais dois raios, até os vértices da base. Identifique a altura dos novos triângulos retângulos e aplique Pitágoras.


Como disse na sugestão 1, melhor considerar apenas duas incógnitas para os lados.
No desenho, viu como a altura traçada divide o triângulo isósceles em dois triângulos retângulos?
Pois então, a medida da base de cada triângulo retângulo é metade da medida da base do triângulo isósceles. Aplicando o teorema de Pitágoras você terá uma equação com duas incógnitas. Juntamente com a outra equação dada pelo perímetro, você resolve um sistema linear.

Sobre a altura dos novos triângulos na questão 2, pense por diferença, em função do raio.
Olhe para o segmento todo da altura 8 do triângulo isósceles e pergunte-se: qual a relação entre a altura maior, a altura menor e o raio? O objetivo depois será aplicar o teorema de Pitágoras em um destes triângulos retângulos, tendo apenas o raio como incógnita.

Bons estudos!
Fábio Sousa
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Re: [perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

Mensagempor claudia » Qui Ago 14, 2008 00:51

Fábio, obrigada pelas dicas. A primeira já consegui. Tentarei a segunda.
claudia
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Re: [perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

Mensagempor claudia » Qui Ago 14, 2008 15:38

Valeu!! Claudia
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Re: [perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

Mensagempor admin » Qui Ago 14, 2008 16:30

Olá Cláudia, boa tarde.
Espero que tenha conseguido a segunda também.
Comente qualquer dúvida.

Até mais!
Fábio Sousa
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Re: [perímetro; raio; sistema; Pitágoras] Geometria Plana

Mensagempor claudia » Qui Ago 14, 2008 18:30

Consegui. Assim que consegui enviei uma mensagem. Valeu!!!
Claudia
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.