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Retângulo

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Mensagempor Roberta » Qui Jun 19, 2008 18:07

OLá! sou nova no forum...
Estou quebrando a cabeça pra resolver este exercício de mat que uma criança de 5 anos (ai que vergonha) resolve no 1 dia de aula!Será que alguém pode me ajudar? Sei que aprendi isso... Existe até uma fórmulazinha que relaciona perímetro com área e acho que ela serviria pra resolver ... mas ... quem diz que me lembro!?

Plz, como tenho mttta dificuldade em mat e vcx aqui resolvem questões complexas, podem me mostrar o caminho + fácil pra chegar na resposta?

Obrigada!!

segue o exercício facinho...
O enunciado abaixo refere-se às questões de nos 11 e 12.

Um retângulo tem área igual a 120 dm2. Esse retângulo sofre redução de 20% em sua altura. A fim de que a área do retângulo permaneça inalterada, a base sofre acréscimo.

11

É correto afirmar que esse acréscimo corresponde a

(A) 15%
(B) 20%
(C) 25%
(D) 30%
(E) 35%

12

Considerando-se que a redução na altura corresponda a uma diminuição de 2 dm e que o acréscimo na base corresponda a um aumento de 3 dm, o perímetro desse retângulo antes das alterações em suas medidas correspondia a quantos dm?

(A) 47
(B) 46
(C) 45
(D) 44
(E) 43
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Re: Retângulo

Mensagempor admin » Qui Jun 19, 2008 19:06

Olá Roberta, boa tarde, seja bem-vinda!

Não se preocupe tanto com as "fórmulas", pois somente o entendimento do exercício conduz à resolução.

Neste caso, os pré-requisitos são: noção de porcentagem; saber que área do retângulo é o produto das medidas da base pela altura; e no final, saber que o perímetro do retângulo é a soma das medidas dos 4 lados.

Não há apenas um modo de resolver, especialmente o 12, pois há a alternativa de resolver com um sistema linear (duas equações e duas incógnitas) para encontrar as medidas dos lados.
Mas, ao resolver o sistema, obtemos uma equação do segundo grau, então, surge um novo pré-requisito que é resolver esta equação, podendo ser com a "fórmula de Bhaskara".
Como eu resolvi das duas maneiras e você pergunta pelo caminho mais fácil, posso dizer que utilizando apenas porcentagem nos dois casos, com o produto da área, é mais simples.


Para começar, no retângulo, chamemos de:
a: a medida da altura;
l: a medida da base (largura);

a_2: a medida da altura, após alteração;
l_2: a medida da largura, após alteração.

Do enunciado, podemos escrever o seguinte:

a\cdot l = 120 \;\;\;(I)

E mantendo a mesma área para as novas medidas, após as alterações:
a_2 \cdot l_2 = 120 \;\;\;(II)

Da redução de 20% na altura, a nova altura a_2 fica com 80% da original, ou seja:
a_2 = 0,8\cdot a

Reescrevendo a equação (II), substituindo a_2:
\underbrace{0,8\cdot a}_{=a_2} \cdot l_2 = 120 \;\;\; (III)

Das equações (I) e (III):
a \cdot l = 0,8\cdot a \cdot l_2

aqui, dividimos os dois membros da equação por a:

\cancel{a} \cdot l = 0,8\cdot \cancel{a} \cdot l_2

l = 0,8\cdot l_2

l_2 = \frac{l}{0,8} = \frac{l}{\frac{8}{10}} = \frac{10}{8}l = \frac54 l = 1,25l

Ou seja, 1,25l, significa 25% de acréscimo sobre l.


Para resolver o próximo exercício, como comentado, a maneira mais simples é encontrar os valores de a e l, considerando a alteração percentual, resolvendo apenas equações do primeiro grau.

Resolvendo esta, você encontra o valor de a:
a-2 = 0,8a

E com esta outra, calcula o valor de l:
l+3 = 1,25l

Com os valores de a e l, o perímetro p será (soma dos lados):
p = l + a + l + a

ou

p = 2l + 2a

Bons estudos! Comente as dúvidas...
Espero ter ajudado!
Fábio Sousa
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Re: Retângulo

Mensagempor Roberta » Qui Jun 19, 2008 20:10

Oi Fábio,
Mto obrigada. Mesmo! :-)

Roberta!!!

P.S: para quem quiser o gabarito: 11 C 12 D
Roberta
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Re: Retângulo

Mensagempor Roberta » Qui Jun 19, 2008 21:44

Fábio,
vou recomendar o forum para a minha lista de grupos do Yahoo...rs :idea:

Sabe como é... quem estuda pra concurso sabe mto direito, ptg.... mas tsk... tem a maior dificuldade em matemática.. heheh :D

Roberta :-)
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Re: Retângulo

Mensagempor admin » Qui Jun 19, 2008 22:35

OK Roberta, obrigado.
Apenas atenção para as regras do fórum.

Até mais!
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Re: Retângulo

Mensagempor Moncat » Ter Out 20, 2009 07:04

Caro professor,

Estou me preparando para o concurso de BNDES e na prova de 2008 caiu essa questão trazida pela Roberta, mas não consegui chegar à resposta da questão 12. Entendi o raciocício da questão 11 e também da montagem da 12, mas que valores atribuo ao "a" e 'l" para achar a resposta, que é 44?

12
Considerando-se que a redução na altura corresponda a uma diminuição de 2 dm e que o acréscimo na base corresponda
a um aumento de 3 dm, o perímetro desse retângulo antes das alterações em suas medidas correspondia a quantos dm?
(A) 47
(B) 46
(C) 45
(D) 44
(E) 43

obrigada,
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Re: Retângulo

Mensagempor Molina » Ter Out 20, 2009 15:28

Moncat escreveu:Caro professor,

Estou me preparando para o concurso de BNDES e na prova de 2008 caiu essa questão trazida pela Roberta, mas não consegui chegar à resposta da questão 12. Entendi o raciocício da questão 11 e também da montagem da 12, mas que valores atribuo ao "a" e 'l" para achar a resposta, que é 44?

12
Considerando-se que a redução na altura corresponda a uma diminuição de 2 dm e que o acréscimo na base corresponda
a um aumento de 3 dm, o perímetro desse retângulo antes das alterações em suas medidas correspondia a quantos dm?
(A) 47
(B) 46
(C) 45
(D) 44
(E) 43

obrigada,

Boa tarde.

Se a questão 11 você entendeu, então tudo bem, porque usaremos ela para resolver a 12.

Como ele disse que a redução da altura de 20% é igual a 2dm, temos que:

20\%=2\Rightarrow 100\%=10 (ou seja, 10 é a altura total do retângulo).

No item 11, teríamos que a largura aumentaria 25%, ou seja, pelo enunciado 25% é igual a 3dm:

25\%=3\Rightarrow 100\%=12 (ou seja, 12 é a largura total do retângulo).

Com isso temos um retângulo de 10dm x 12dm.
Fica fácil agora achar o perímetro, que é a soma de todos os lados.

:y:
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Re: Retângulo

Mensagempor betozigaib » Ter Jan 05, 2010 23:22

Na questão 12 gostaria de saber da onde saiu o 120 do enunciado??
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Re: Retângulo

Mensagempor MarceloFantini » Ter Jan 05, 2010 23:37

Boa noite!

O valor 120 é um dado do enunciado, sem o qual não poderíamos resolver.

Um abraço.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.