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Duas questões de Geometria.

Duas questões de Geometria.

Mensagempor JoaoGabriel » Dom Set 26, 2010 09:34

Bom dia pessoal do Ajuda Matemática!
Venho por meio deste postar dois exercícios de geometria que não consegui resolver por completo. Desde já aprecio a ajuda.

[1º] (FUVEST-SP) Na figura a seguir, a reta r passa pelo ponto T = (0, 1) e é paralela ao eixo Ox. A semi-reta Ot forma um ângulo ? (alfa) com o semi-eixo Ox (0º<?<90º) e intercepta a circunferência trigonométrica e a reta r nos ponto A e B, respectivamente.

Figura: http://img689.imageshack.us/img689/4750/questo1p.jpg

Determine a área do triângulo ?TAB em função de ?.


[2º] (Cefet-MG) No triãngulo ABC, um segmento MN paralelo a BC divide o triângulo em duas regiões de mesma área, conforme a figura.

Figura: http://img816.imageshack.us/img816/1975/questo2.jpg

Calcule então a razão AM/AB.

Grato.
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Re: Duas questões de Geometria.

Mensagempor Elcioschin » Dom Set 26, 2010 12:09

1) Na figura tem-se:

a) BT = cotg?

b) Distância de A ao eixo x = sen?

c) Altura do triângulo BTA em relação à base BT = 1 - sen?

Área doi triângulo BTA ----> S = cotg?*(1 - sen?)/2 ----> S = (cotg? - cos?)/2
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Re: Duas questões de Geometria.

Mensagempor JoaoGabriel » Dom Set 26, 2010 12:40

No livro não consta a resposta dessa maneira, mas creio que se transformar cotg ? em cos/sen e efetuar, encontre uma das respostas.

Eis as opções:

a) (1 - sen ?)/2 .cos ?

b) (1 - cos ?)/2 .sen ?

c) (1 - sen ?)/2 .tg ?

d) (1 - sen ?)/2 .cotg ?

e) (1 - sen?)/2 .sen ?

Talvez alguma opção se encaixe em seu cálculo.
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Re: Duas questões de Geometria.

Mensagempor Elcioschin » Dom Set 26, 2010 13:55

Minha solução

cot?*(1 - sen?)/2 = (1/tg?)*(1 - sen?)/2 = (1 - sen?)/2*tg? ----> Alternativa C
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Re: Duas questões de Geometria.

Mensagempor JoaoGabriel » Dom Set 26, 2010 14:49

Exato. Grato pela resolução, se puder resolva a 2º questão também :D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?