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Geometria Plana - Retângulo

Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor Matheus Macedo » Ter Ago 29, 2017 20:31

No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor DanielFerreira » Qua Ago 30, 2017 00:51

Matheus Macedo escreveu:No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?


Olá Matheus, seja bem-vindo!

Sejam \mathbf{x} a quantidade de tacos na horizontal do piso e \mathbf{y} a quantidade de tacos na vertical do piso. Então, pelo princípio multiplicativo, temos que:

\mathsf{x \cdot y = 1200}


Por conseguinte, consideramos outro salão cujas dimensões são: \mathbf{2x} e \mathbf{2y}. Com efeito,

\\ \mathsf{(2x) \cdot (2y) =} \\\\ \mathsf{(2 \cdot 2) \cdot (x \cdot y) =} \\\\ \mathsf{4 \cdot 1200 =} \\\\ \boxed{\mathsf{4800}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor Matheus Macedo » Qua Ago 30, 2017 18:30

DanielFerreira escreveu:
Matheus Macedo escreveu:No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?


Olá Matheus, seja bem-vindo!

Sejam \mathbf{x} a quantidade de tacos na horizontal do piso e \mathbf{y} a quantidade de tacos na vertical do piso. Então, pelo princípio multiplicativo, temos que:

\mathsf{x \cdot y = 1200}


Por conseguinte, consideramos outro salão cujas dimensões são: \mathbf{2x} e \mathbf{2y}. Com efeito,

\\ \mathsf{(2x) \cdot (2y) =} \\\\ \mathsf{(2 \cdot 2) \cdot (x \cdot y) =} \\\\ \mathsf{4 \cdot 1200 =} \\\\ \boxed{\mathsf{4800}}


Obrigado pelas boas-vindas!!
E muito obrigado por me ajudar com essa questão; eu estava na dúvida se multiplicava 2x e 2y ou se apenas pegava os 1200 e multiplicava por 2.
Mais uma vez, obrigado.
Matheus Macedo
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 01, 2017 22:05

Não há e quê!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?