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Geometria Plana - Retângulo

Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor Matheus Macedo » Ter Ago 29, 2017 20:31

No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor DanielFerreira » Qua Ago 30, 2017 00:51

Matheus Macedo escreveu:No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?


Olá Matheus, seja bem-vindo!

Sejam \mathbf{x} a quantidade de tacos na horizontal do piso e \mathbf{y} a quantidade de tacos na vertical do piso. Então, pelo princípio multiplicativo, temos que:

\mathsf{x \cdot y = 1200}


Por conseguinte, consideramos outro salão cujas dimensões são: \mathbf{2x} e \mathbf{2y}. Com efeito,

\\ \mathsf{(2x) \cdot (2y) =} \\\\ \mathsf{(2 \cdot 2) \cdot (x \cdot y) =} \\\\ \mathsf{4 \cdot 1200 =} \\\\ \boxed{\mathsf{4800}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor Matheus Macedo » Qua Ago 30, 2017 18:30

DanielFerreira escreveu:
Matheus Macedo escreveu:No piso de um salão retangular foram usados 1200 tacos quadrados. Em outro salão retangular, cuja as dimensões são 2 vezes maiores que as dimensões do primeiro, quantos desses tacos devem ser usados?


Olá Matheus, seja bem-vindo!

Sejam \mathbf{x} a quantidade de tacos na horizontal do piso e \mathbf{y} a quantidade de tacos na vertical do piso. Então, pelo princípio multiplicativo, temos que:

\mathsf{x \cdot y = 1200}


Por conseguinte, consideramos outro salão cujas dimensões são: \mathbf{2x} e \mathbf{2y}. Com efeito,

\\ \mathsf{(2x) \cdot (2y) =} \\\\ \mathsf{(2 \cdot 2) \cdot (x \cdot y) =} \\\\ \mathsf{4 \cdot 1200 =} \\\\ \boxed{\mathsf{4800}}


Obrigado pelas boas-vindas!!
E muito obrigado por me ajudar com essa questão; eu estava na dúvida se multiplicava 2x e 2y ou se apenas pegava os 1200 e multiplicava por 2.
Mais uma vez, obrigado.
Matheus Macedo
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Re: Geometria Plana - Retângulo

Mensagempor DanielFerreira » Sex Set 01, 2017 22:05

Não há e quê!!
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.