• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retas Concorrentes

Retas Concorrentes

Mensagempor lsergio_santos » Qui Jun 11, 2015 17:12

Estou auxiliando minha filha com a matéria, mas devido ao longo tempo que me formei no 2º grau, não consigo me lembrar como desenvolver a solução para o problema a seguir:

Determine os valores de m para que as retas de equações y=mx-8 e y-x/m=0 sejam concorrentes. Alguém pode me ajudar a resolver passo a passo e, com urgência?
lsergio_santos
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jun 11, 2015 17:03
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: marketing
Andamento: formado

Re: Retas Concorrentes

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jun 11, 2015 19:04

lsergio_santos,


Boa tarde.

Para que as retas de equações y=mx-8 e y-x/m=0 sejam concorrentes deverá existir um ponto (x,y) iguais para as duas equações, ou seja:

Foi dado que:

y=mx-8
y-\frac{x}{m}=0 \Leftrightarrow y = \frac{x}{m}

Assim, igualando as duas equações, tem-se:

mx - 8= \frac{x}{m} \Leftrightarrow m^{2}x - 8m = x \Leftrightarrow m^{2}x - x - 8m = 0

Isolando o x, teremos:

(m^{2}-1)x =8m \Leftrightarrow x = \frac{8m}{(m^{2}-1)}

Usando quaisquer uma das equações dadas, podemos determinar o valor de y (usarei a primeira por ser mais simples):

y = mx - 8 \Rightarrow y = m\left(\frac{8m}{m^2 - 1} \right) \Leftrightarrow y = \frac{8m^{2}}{m^{2} - 1}

Não sei se estão faltando dados no seu enunciado. Se for só isso mesmo, então quaisquer valores para m, com exceção de:

m^2 - 1 \neq 0
m^2 \neq 1
m \neq \pm \sqrt[]{1}
m \neq \pm 1

Ou seja, para valores de m onde o denominador se torna zero (m = 1 ou m = -1, conforme calculamos acima), encontraremos consequentemente os valores de x e y, onde as duas retas se coincidem.

Exemplo:

Tomemos m = 5 (pode ser qualquer valor diferente de 1 e -1):

x = \frac{8m}{(m^{2}-1)} = \frac{8 \times 5}{(5^{2}-1)} = \frac{40}{(25-1)} = \frac{40}{24} = \frac{5}{3}

e

y = \frac{8m^{2}}{m^{2} - 1} = \frac{8 \times 5^{2}}{5^{2} - 1} = \frac{8 \times 25}{25 - 1} = \frac{200}{24} = \frac{25}{3}

Ou seja:

Para m = 5, o ponto (5/3, 25/3) será o ponto onde as duas retas irão se encontrar e as equações das retas serão:

y = 5x - 8 e y - x/5 = 0, para este caso em particular.



Espero ter auxiliado.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
nakagumahissao
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 386
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
Localização: Brazil
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Geometria Plana

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)