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Retas Concorrentes

Retas Concorrentes

Mensagempor lsergio_santos » Qui Jun 11, 2015 17:12

Estou auxiliando minha filha com a matéria, mas devido ao longo tempo que me formei no 2º grau, não consigo me lembrar como desenvolver a solução para o problema a seguir:

Determine os valores de m para que as retas de equações y=mx-8 e y-x/m=0 sejam concorrentes. Alguém pode me ajudar a resolver passo a passo e, com urgência?
lsergio_santos
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Re: Retas Concorrentes

Mensagempor nakagumahissao » Qui Jun 11, 2015 19:04

lsergio_santos,


Boa tarde.

Para que as retas de equações y=mx-8 e y-x/m=0 sejam concorrentes deverá existir um ponto (x,y) iguais para as duas equações, ou seja:

Foi dado que:

y=mx-8
y-\frac{x}{m}=0 \Leftrightarrow y = \frac{x}{m}

Assim, igualando as duas equações, tem-se:

mx - 8= \frac{x}{m} \Leftrightarrow m^{2}x - 8m = x \Leftrightarrow m^{2}x - x - 8m = 0

Isolando o x, teremos:

(m^{2}-1)x =8m \Leftrightarrow x = \frac{8m}{(m^{2}-1)}

Usando quaisquer uma das equações dadas, podemos determinar o valor de y (usarei a primeira por ser mais simples):

y = mx - 8 \Rightarrow y = m\left(\frac{8m}{m^2 - 1} \right) \Leftrightarrow y = \frac{8m^{2}}{m^{2} - 1}

Não sei se estão faltando dados no seu enunciado. Se for só isso mesmo, então quaisquer valores para m, com exceção de:

m^2 - 1 \neq 0
m^2 \neq 1
m \neq \pm \sqrt[]{1}
m \neq \pm 1

Ou seja, para valores de m onde o denominador se torna zero (m = 1 ou m = -1, conforme calculamos acima), encontraremos consequentemente os valores de x e y, onde as duas retas se coincidem.

Exemplo:

Tomemos m = 5 (pode ser qualquer valor diferente de 1 e -1):

x = \frac{8m}{(m^{2}-1)} = \frac{8 \times 5}{(5^{2}-1)} = \frac{40}{(25-1)} = \frac{40}{24} = \frac{5}{3}

e

y = \frac{8m^{2}}{m^{2} - 1} = \frac{8 \times 5^{2}}{5^{2} - 1} = \frac{8 \times 25}{25 - 1} = \frac{200}{24} = \frac{25}{3}

Ou seja:

Para m = 5, o ponto (5/3, 25/3) será o ponto onde as duas retas irão se encontrar e as equações das retas serão:

y = 5x - 8 e y - x/5 = 0, para este caso em particular.



Espero ter auxiliado.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?