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ITA - ângulos , altura h e H

ITA - ângulos , altura h e H

Mensagempor PeterHiggs » Ter Jul 31, 2012 17:36

Olá pessoal, estou com uma dúvida nessa questão do ITA, se eu não me engano é de 1995, mas não tenho lá muita certeza!

(ITA) - Um dispositivo colocado no solo a uma distância d de uma torre dispara dois projéteis em trajetórias retilíneas. O primeiro, lançado sob um ângulo \theta ? (0,\frac{\pi}{4}), atinge a torre a uma altura h. Se o segundo, disparado sob um ângulo 2\theta, atinge-a a uma altura H, a relação entre as duas alturas será:


a) H = \frac{2hd^2}{(d^2-h^2)}

b) H = \frac{2hd^2}{(d^2+h)}

c) H = \frac{2hd^2}{(d^2-h)}

d) H = \frac{2hd^2}{(d^2+h^2)}

e) H = \frac{hd^2}{(d^2+h)}

Bom, tentei resolver aqui, mas acabei emperrando. Vou colocar um desenho pra facilitar o entendimento do meu raciocínio:

ITA - ângulo.png
ITA - ângulo.png (4.47 KiB) Exibido 6122 vezes


x^2 = d^2 + H^2
x = \sqrt{d^2+H^2}

e

y^2 = d^2 + h^2
y = \sqrt{d^2+h^2}

Além disso:

sen\theta=\frac{h}{y} = \frac{h}{\sqrt{d^2+h^2}}

cos\theta = \frac{d}{y}=\frac{d}{\sqrt{d^2+h^2}}

Por fim:

sen 2\theta = \frac{H}{x} >>>>>>>>>>>> 2sen\theta cos\theta = \frac{H}{\sqrt{d^2+H^2}}

Aí, eu substituo os valores de sen\theta e cos\theta, entretanto ,não tenho como isolar o H. Ficaria assim:

\frac{H}{\sqrt{d^2+H^2}} = \frac{2hd}{(d^2+h^2)}

Não consigo isolar o H, entendem. Alguém pode ajudar?
PeterHiggs
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Re: ITA - ângulos , altura h e H

Mensagempor Russman » Ter Jul 31, 2012 18:10

Você procedeu de maneira correta.

Note que

\frac{H}{\sqrt{d^2 + H^2}} = \frac{2hd}{d^2+h^2}\Rightarrow \frac{H(d^2+h^2)}{2hd}=\sqrt{d^2+H^2}\Rightarrow d^2+H^2 = \frac{H^2(d^2+h^2)^2}{4h^2d^2}

\Rightarrow 4h^2d^4 + 4H^2h^2d^2 = H^2(d^2+h^2)^2 \Rightarrow H^2(-4h^2d^2 + d^4 +h^4+2h^2d^2) = 4h^2d^4

\Rightarrow H^2 =  \frac{4h^2d^4}{(d^2-h^2)^2}\Rightarrow H=\frac{2hd^2}{\left |d^2-h^2  \right |}
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Re: ITA - ângulos , altura h e H

Mensagempor PeterHiggs » Qua Ago 01, 2012 14:49

Opa, é verdade, nossa eu sempre comete esses erros bobos, sempre.

Obrigado Russmann !
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?