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Semelhança

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Mensagempor TAE » Ter Jul 03, 2012 20:14

Olá, boa noite,
Na figura ao lado temos \frac{}{BC} paralelo de \frac{}{DE}
a) Calcule o valor de x.

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Eu tinha tentado:
\frac{AD}{AB}=\frac{DE}{BC}

Mas não deu certo.
Valeu.
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Re: Semelhança

Mensagempor MarceloFantini » Ter Jul 03, 2012 22:19

Por favor, mostre todas suas contas.
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Re: Semelhança

Mensagempor TAE » Qua Jul 04, 2012 00:28

\frac{AD}{AB}=\frac{DE}{BC}=\frac{4x-5}{3x-2}=\frac{2x}{x+6}\Rightarrow 2x(3x-2)=(4x-5)(x+6)\Rightarrow 6x^2-4x=4x^2+24x-5x-30\Rightarrow 2x^2 -23x +30=0;\,x^,=10; x^,^,=\frac{6}{4}
A resposta é 10 (no livro = x`), mas não poderia ser 6/4= x``?
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Re: Semelhança

Mensagempor e8group » Qua Jul 04, 2012 10:39

TAE escreveu:A resposta é 10 (no livro = x`), mas não poderia ser 6/4= x``?


Observe o segmento AD e reflita por que "não poderia ser 6/4= x`` " ,logo descobrirá o motivo lógico .
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Re: Semelhança

Mensagempor TAE » Qui Jul 05, 2012 20:28

Então é por percepção, valeu.
AD=10; BD=-6; AD=1, realmente não faz sentido.
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.