• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Geometria] Altura de um trapézio isósceles.

[Geometria] Altura de um trapézio isósceles.

Mensagempor Biliyorum » Qua Out 05, 2011 16:01

"No trapézio GHIJ (imagem 3), se a distância entre
os jogadores das posições G e H for de 20 metros (os lados)
e a medida do ângulo H?J for 40°, então a altura do
trapézio GHIJ será, em metros."

imagem 3.jpg
imagem 3.jpg (13.16 KiB) Exibido 1581 vezes


Imagem com as medidas:
imagem 1.jpg

Adote
sen 40° = 0,64
cos 40° = 0,77
tg 40° = 0,84

Taí todo o enunciado. Fazendo h=20*sen40º= 20*0,64= 12,8 m, encontrei a resposta. Mas antes eu multipliquei o cos e a tg pelo 20 para ver o que dava, e deu a resposta errada, claro. Eu quero saber quando é que se usa o cos, tg e sen para estes e outros cálculos; para usar cada um depende do quê?

É isso.
Biliyorum
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Out 05, 2011 15:30
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Voltar para Geometria Plana

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.