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(ufmt)...

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Mensagempor willwgo » Qua Jun 29, 2011 16:49

(ufmt) o lado, o semiperimetro e a área de um hexágono regular formam,nessa ordem,uma PG. Determine o apótema desse hexágono.

me ajudem...
se conseguirem fazer me digam com chegaram ao resultado..
obrigado
willwgo
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Re: (ufmt)...

Mensagempor Molina » Qua Jun 29, 2011 21:50

Boa noite, will...

Sabemos que um hexágono regular de lado \ell tem semiperímetro dado por 3\ell e área dada por \frac{3}{2}\ell^2\sqrt{3}

Obs.: Caso tenha alguma dúvida de como eu obtive essas três medidas, avise!

Agora temos a PG = \left(\ell~,~3\ell~,~\frac{3}{2}\ell^2\sqrt{3} \right)

Você precisa agora descobrir o valor de \ell. Para isso use a fórmula de PG, onde diz que o segundo termo dividido pelo segundo termo é igual ao segundo termo dividido pelo primeiro termo. Assim você vai descobrir o valor de \ell.

O hexágono regular é formado por 6 triângulos equiláteros (usei este fator para descobrir a área dele). O apótema nada mais é do que a altura desses triângulos.


Tente e caso não consiga, avise..

Muito boa a questão, bom estudo! :y:
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Re: (ufmt)...

Mensagempor willwgo » Qui Jun 30, 2011 17:31

cara eu fiz assim:( nau sei se eu fiz certo tambem)..

{a2}^{2}=a3*a1
{3L}^{2}=(3*{L}^{2}*raiz de 3)/2
{6L}^{2}={3L}^{3}*raiz de3
6=({3L}^{3}*raiz de3)/{L}^{2}
6=3*L*1.73
6/1.73=3*L
3.47=3*L
3.47/3=L
1.15=L

então o meu L = 1,15 , quanto deu o seu L?
se eu fiz errado me mostre onde eu errei.. obrigado
willwgo
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Re: (ufmt)...

Mensagempor Molina » Sex Jul 01, 2011 09:13

Bom dia.

Faça sem aproximações. Quando aparecer raiz não exata, deixe na forma de raiz, veja:

\frac{3\ell}{\ell}=\frac{\frac{3}{2}\ell^2\sqrt{3}}{3\ell}

\frac{3\not{\ell}}{\not{\ell}}=\frac{\frac{\not{3}}{2}\ell^{\not{2}}\sqrt{3}}{\not{3}\not{\ell}}

3=\frac{\ell\sqrt{3}}{2}

\frac{6}{\sqrt{3}}=\ell

\ell=2\sqrt{3}

Perceba que este resultado faz sentido, pois temos a PG = \left(2\sqrt{3}~,~6\sqrt{3}~,~18\sqrt{3} \right) de razão 3.

Agora que você já tem o lado desse hexágono consegues calcular seu apótema?

Caso tenha dúvidas ainda, avise!


Bom estudo, :y:
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Re: (ufmt)...

Mensagempor willwgo » Seg Jul 04, 2011 16:50

obrigado pela ajuda... :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?