-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478020 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 530605 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 494194 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 702303 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2115288 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Danilo » Sáb Set 01, 2012 21:11
Um poliedro convexo tem p faces triangulares, q faces quadrangulares e 8 vértices. Sabendo-se que a 6 de seus vértices concorrem q + 1 arestas e aos outros dois vértices concorrem p/2 arestas, determine o número de faces de cada tipo nesse poliedro.
Pessoal, eu tenho a resolução desse exercício. Estou aqui justamente para que alguém me ajude a entender um determinado trecho da resolução. Vou postar toda a resolução e vou mostrar depois o que eu não entendi.
'' O poliedro possui p faces triangulares e q faces quadrangulares. Disso vem:
Agora a parte que eu não entendi:
''Em 6 vértices concorrem (q+1) arestas e nos outros dois
arestas. Cada aresta esta contida em 2 vértices distintos, ou seja, essa expressão corresponde ao dobro da quantidade de arestas do poliedro .
6 (q+1) + 2(p/2) = 2A sendo A o número de arestas.
O que eu não entendi é justamente porque a expressão corresponde ao dobro do número de arestas e onde que ''e nos outros dois
arestas'' entra nessa história... Muito grato se puderem ajudar, pois não passei frente porque empaquei nisso.
-
Danilo
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 224
- Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Espacial
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Poliedros
por Emilia » Ter Fev 08, 2011 21:35
- 10 Respostas
- 8494 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino
Dom Fev 13, 2011 16:43
Geometria Plana
-
- poliedros
por creberson » Qui Set 20, 2012 11:41
- 1 Respostas
- 1458 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Qui Set 20, 2012 12:13
Geometria Espacial
-
- Geometria espacial. Poliedros!
por ingridcoutinho » Ter Set 06, 2011 18:36
- 0 Respostas
- 1027 Exibições
- Última mensagem por ingridcoutinho
Ter Set 06, 2011 18:36
Geometria Espacial
-
- Geometria - sólidos e poliedros
por marinalcd » Sex Ago 10, 2012 21:19
- 1 Respostas
- 1651 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini
Sex Ago 10, 2012 21:58
Geometria Espacial
-
- [Poliedros] Cubo e Octaedro
por andrecalegarif » Qui Nov 29, 2018 17:14
- 0 Respostas
- 4611 Exibições
- Última mensagem por andrecalegarif
Qui Nov 29, 2018 17:14
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.