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[Geometria] Pirâmide

[Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 13:40

Já tenho algumas respondidas mas deixo aqui o exercício completo para confirmar e pedir ajuda nas restantes.

Num referencial ortonormado está representado uma pirâmide reta, quadrangular regular de vértice V (3,3,0) e base [ABCD].

- A altura da pirâmide é de 2,5 cm
- A base da pirâmide é paralela ao plano XOY
- O vértice D pertence ao eixo OZ
- O vértice A pertence ao plano XOZ

(um pouco mal desenhado mas dá para perceber)
Imagem

1 - Identifique as coordenadas dos pontos D, B, C e A.
D (0;0;2,5) C (0;6;2,5)
B (6;6;2,5) A (6;0;2,5)

2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?

3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.

4 - Determine o volume da pirâmide.
V = \frac{1}{3}.Ab.h
\B{A}_{\Box}= l.l

\B{A}_{\Box}= 6*6\Leftrightarrow36 cm

V=\frac{36*2,5}{3}\Leftrightarrow30{cm}^{3}
Editado pela última vez por rola09 em Dom Mar 18, 2012 15:53, em um total de 5 vezes.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 20:22

rola09 escreveu:Já tenho algumas respondidas mas deixo aqui o exercício completo para confirmar e pedir ajuda nas restantes.

Num referencial ortonormado está representado uma pirâmide reta, quadrangular regular de vértice V (3,3,0) e base [ABCD].

- A altura da pirâmide é de 2,5 cm
- A base da pirâmide é paralela ao plano XOY
- O vértice D pertence ao eixo OZ
- O vértice A pertence ao plano XOZ

(um pouco mal desenhado mas dá para perceber)
Tri_ngulo.jpg
Tri_ngulo.jpg (3.41 KiB) Exibido 2751 vezes



Na sua figura está faltando apenas o segmento DV.

rola09 escreveu:1 - Identifique as coordenadas dos pontos D, B, C e A.
D (0;0;2,5) C (0;6;2,5)
B (6;6;2,5) A (6;0;2,5)


Ok.

rola09 escreveu:2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?


Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.

rola09 escreveu:3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.


Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.

rola09 escreveu:4 - Determine o volume da pirâmide.
V = \frac{1}{3}.Ab.h
\B{A}_{\Box}= l.l

\B{A}_{\Box}= 6*6\Leftrightarrow36 cm

V=\frac{36*2,5}{3}\Leftrightarrow30{cm}^{3}


Ok.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 21:34

LuizAquino escreveu:
rola09 escreveu:3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.


Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.


Será isto:
\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}
\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}

cos\alpha=\frac{\left|3\times 3+\left(-3 \right)\times 3+2,5\times 2,5 \right|}{\sqrt{...}\times \sqrt{...}}=\frac{6,25}{\sqrt{...}}\Leftrightarrow \alpha={cos}^{-1}\left(\frac{6,25}{\sqrt{...}} \right)\simeq

LuizAquino escreveu:
rola09 escreveu:2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?


Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.


Em relação a este, não estou a perceber como fazer, mas penso que já deva estar saturado com tanta pergunta.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 21:53

rola09 escreveu:
LuizAquino escreveu:
Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.


Será isto:
\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}
\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}

cos\alpha=\frac{\left|3\times 3+\left(-3 \right)\times 3+2,5\times 2,5 \right|}{\sqrt{...}\times \sqrt{...}}=\frac{6,25}{\sqrt{...}}\Leftrightarrow \alpha={cos}^{-1}\left(\frac{6,25}{\sqrt{...}} \right)\simeq



É por aí. Lembrando que as reticências (isto é, "...") serão substituídas pelos cálculos adequados.

rola09 escreveu:
LuizAquino escreveu:Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.


Em relação a este, não estou a perceber como fazer, mas penso que já deva estar saturado com tanta pergunta.


Você sabe calcular o determinante de uma matriz?

Após calcular o determinante da matriz acima, você irá encontrar uma resposta do tipo:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = a\vec{i} + b\vec{j} + c\vec{k}

Ou seja, você terá que o vetor normal ao plano será:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = (a;\, b;\, c)

A partir disso, escolhendo um ponto pelo qual o plano irá passar (por exemplo, V = (3; 3; 0)), você pode montar a equação do plano através de:

a(x - 3) + b(y - 3) + c(z - 0) = 0
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 22:51

Eu não estudo matemática à uns anos e estou a agora a tentar estudar para fazer um exame para terminar a minha escolaridade.
Não me lembro de muita coisa e devido à minha profissão tenho que me sujeitar a estudar sozinho.

Coloquei as reticências porque ainda não consegui chegar aos cálculos corretos dessas raizes.
Mais uma vez quero agradecer a atenção que tem tido e pedir desculpa por qualquer inconveniente
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 19, 2012 00:18

rola09 escreveu:Eu não estudo matemática à uns anos e estou a agora a tentar estudar para fazer um exame para terminar a minha escolaridade.
Não me lembro de muita coisa e devido à minha profissão tenho que me sujeitar a estudar sozinho.

Coloquei as reticências porque ainda não consegui chegar aos cálculos corretos dessas raizes.
Mais uma vez quero agradecer a atenção que tem tido e pedir desculpa por qualquer inconveniente


Você não tem que pedir desculpa. Não há inconveniente algum.

Quanto as raízes, o correto é:

\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{3^2 + (-3)^2 + 2,5^2} = \sqrt{24,25}

\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{3^2 + 3^2 + 2,5^2} = \sqrt{24,25}

Quanto ao determinante da matriz, eu recomendo que você assista a seguinte videoaula do Nerckie: "Matemática - Aula 20 - Determinantes". Essa videoaula está disponível no canal dele no YouTube:

http://www.youtube.com/nerckie

Após assistir a videoaula, tente calcular o determinante. Se tiver alguma dúvida, volte a postar aqui.
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D