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[Geometria] Pirâmide

[Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 13:40

Já tenho algumas respondidas mas deixo aqui o exercício completo para confirmar e pedir ajuda nas restantes.

Num referencial ortonormado está representado uma pirâmide reta, quadrangular regular de vértice V (3,3,0) e base [ABCD].

- A altura da pirâmide é de 2,5 cm
- A base da pirâmide é paralela ao plano XOY
- O vértice D pertence ao eixo OZ
- O vértice A pertence ao plano XOZ

(um pouco mal desenhado mas dá para perceber)
Imagem

1 - Identifique as coordenadas dos pontos D, B, C e A.
D (0;0;2,5) C (0;6;2,5)
B (6;6;2,5) A (6;0;2,5)

2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?

3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.

4 - Determine o volume da pirâmide.
V = \frac{1}{3}.Ab.h
\B{A}_{\Box}= l.l

\B{A}_{\Box}= 6*6\Leftrightarrow36 cm

V=\frac{36*2,5}{3}\Leftrightarrow30{cm}^{3}
Editado pela última vez por rola09 em Dom Mar 18, 2012 15:53, em um total de 5 vezes.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 20:22

rola09 escreveu:Já tenho algumas respondidas mas deixo aqui o exercício completo para confirmar e pedir ajuda nas restantes.

Num referencial ortonormado está representado uma pirâmide reta, quadrangular regular de vértice V (3,3,0) e base [ABCD].

- A altura da pirâmide é de 2,5 cm
- A base da pirâmide é paralela ao plano XOY
- O vértice D pertence ao eixo OZ
- O vértice A pertence ao plano XOZ

(um pouco mal desenhado mas dá para perceber)
Tri_ngulo.jpg
Tri_ngulo.jpg (3.41 KiB) Exibido 2621 vezes



Na sua figura está faltando apenas o segmento DV.

rola09 escreveu:1 - Identifique as coordenadas dos pontos D, B, C e A.
D (0;0;2,5) C (0;6;2,5)
B (6;6;2,5) A (6;0;2,5)


Ok.

rola09 escreveu:2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?


Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.

rola09 escreveu:3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.


Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.

rola09 escreveu:4 - Determine o volume da pirâmide.
V = \frac{1}{3}.Ab.h
\B{A}_{\Box}= l.l

\B{A}_{\Box}= 6*6\Leftrightarrow36 cm

V=\frac{36*2,5}{3}\Leftrightarrow30{cm}^{3}


Ok.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 21:34

LuizAquino escreveu:
rola09 escreveu:3 - Calcule A \hat{V} B (em graus e minutos).
Aqui a única coisa que sei é AB=6 certo?
Tenho algumas dúvidas aqui.


Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.


Será isto:
\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}
\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}

cos\alpha=\frac{\left|3\times 3+\left(-3 \right)\times 3+2,5\times 2,5 \right|}{\sqrt{...}\times \sqrt{...}}=\frac{6,25}{\sqrt{...}}\Leftrightarrow \alpha={cos}^{-1}\left(\frac{6,25}{\sqrt{...}} \right)\simeq

LuizAquino escreveu:
rola09 escreveu:2 - Escreva a equação do plano ABV.
Sabendo que a equação do plano é dada por: ax+by+cz+d=0
Para determinar a equação temos que descobrir o vetor. É isso certo?


Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.


Em relação a este, não estou a perceber como fazer, mas penso que já deva estar saturado com tanta pergunta.
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 18, 2012 21:53

rola09 escreveu:
LuizAquino escreveu:
Para calcular o ângulo A\hat{V}B , use a relação abaixo:

\cos A\hat{V}B = \dfrac{\overrightarrow{VA}\cdot \overrightarrow{VB}}{\left\|\overrightarrow{VA}\right\|\left\|\overrightarrow{VB}\right\|}

Lembrando que \overrightarrow{VA} e \overrightarrow{VB} você já calculou no quesito anterior.

Agora termine a partir daí.


Será isto:
\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}
\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{...}

cos\alpha=\frac{\left|3\times 3+\left(-3 \right)\times 3+2,5\times 2,5 \right|}{\sqrt{...}\times \sqrt{...}}=\frac{6,25}{\sqrt{...}}\Leftrightarrow \alpha={cos}^{-1}\left(\frac{6,25}{\sqrt{...}} \right)\simeq



É por aí. Lembrando que as reticências (isto é, "...") serão substituídas pelos cálculos adequados.

rola09 escreveu:
LuizAquino escreveu:Esse é um caminho: descobrir o vetor normal ao plano.

Para descobrir o vetor normal ao plano, você pode calcular o produto vetorial:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB}

Lembre-se que:

\overrightarrow{VA} = A - V = (6;\, 0;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, -3;\, 2,5)

\overrightarrow{VB} = B - V = (6;\, 6;\, 2,5) - (3;\, 3;\, 0) = (3;\, 3;\, 2,5)

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = \begin{vmatrix} \vec{i} & \vec{j} & \vec{k} \\ 3 & -3 & 2,5 \\ 3 & 3 & 2,5\end{vmatrix}

Agora termine a partir daí.


Em relação a este, não estou a perceber como fazer, mas penso que já deva estar saturado com tanta pergunta.


Você sabe calcular o determinante de uma matriz?

Após calcular o determinante da matriz acima, você irá encontrar uma resposta do tipo:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = a\vec{i} + b\vec{j} + c\vec{k}

Ou seja, você terá que o vetor normal ao plano será:

\overrightarrow{VA} \times \overrightarrow{VB} = (a;\, b;\, c)

A partir disso, escolhendo um ponto pelo qual o plano irá passar (por exemplo, V = (3; 3; 0)), você pode montar a equação do plano através de:

a(x - 3) + b(y - 3) + c(z - 0) = 0
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor rola09 » Dom Mar 18, 2012 22:51

Eu não estudo matemática à uns anos e estou a agora a tentar estudar para fazer um exame para terminar a minha escolaridade.
Não me lembro de muita coisa e devido à minha profissão tenho que me sujeitar a estudar sozinho.

Coloquei as reticências porque ainda não consegui chegar aos cálculos corretos dessas raizes.
Mais uma vez quero agradecer a atenção que tem tido e pedir desculpa por qualquer inconveniente
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Re: [Geometria] Pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Seg Mar 19, 2012 00:18

rola09 escreveu:Eu não estudo matemática à uns anos e estou a agora a tentar estudar para fazer um exame para terminar a minha escolaridade.
Não me lembro de muita coisa e devido à minha profissão tenho que me sujeitar a estudar sozinho.

Coloquei as reticências porque ainda não consegui chegar aos cálculos corretos dessas raizes.
Mais uma vez quero agradecer a atenção que tem tido e pedir desculpa por qualquer inconveniente


Você não tem que pedir desculpa. Não há inconveniente algum.

Quanto as raízes, o correto é:

\left|\left|\overrightarrow{VA}\right| \right|=\left|\left|\left(3;-3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{3^2 + (-3)^2 + 2,5^2} = \sqrt{24,25}

\left|\left|\overrightarrow{VB}\right| \right|=\left|\left|\left(3;3;2,5) \right) \right| \right|=\sqrt{3^2 + 3^2 + 2,5^2} = \sqrt{24,25}

Quanto ao determinante da matriz, eu recomendo que você assista a seguinte videoaula do Nerckie: "Matemática - Aula 20 - Determinantes". Essa videoaula está disponível no canal dele no YouTube:

http://www.youtube.com/nerckie

Após assistir a videoaula, tente calcular o determinante. Se tiver alguma dúvida, volte a postar aqui.
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Autor: my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48

Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


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Autor: Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57

my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
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ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: