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Cilindro (MAUÁ - SP)

Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor Ananda » Seg Fev 25, 2008 18:24

Olá!
Bom o exercício é o seguinte:
Um cilindro circular reto, de raio R e altura h = 2R, é cortado por um plano paralelo ao seu eixo. Sendo R/2 a distância do eixo ao plano secante, calcule o volume do menor segmento cilíndrico resultante desta secção.
Resposta: \frac{R^3(4\pi-3\sqrt[]{3)}}{6}

Bom, eu entendi que é um cilindro circular reto eqüilátero, já que a altura é o dobro do raio. E para mim, o menor segmento cilíndrico é a figura sobre o plano. E como volume é área da base multiplicada pela altura, entendi que a área da base seria a área desse segmento cilíndrico (que não consegui calcular) multiplicada pela altura do cilindro, que no caso é 2R.
Para mim, a altura do segmento cilíndrico é R/2, mas não consegui achar o raio. Pela resposta, acredito que é preciso usar trigonometria. Mas não consegui associá-los.
Espero tua resposta.
Grata desde já pela atenção.
Anexos
cilindro.JPG
Ananda
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Re: Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor admin » Ter Fev 26, 2008 00:19

Olá Ananda!

Acho importante começarmos discutindo um plano para resolução que servirá como referência para outros problemas.
Pede-se para calcular o volume do segmento cilíndrico que é reto.
Aqui, o termo "reto" nos diz que o ângulo entre a base circular e a prolongação do cilindro é de 90^\circ.

Pois bem, a chave para a resolução é partir dos conceitos mais elementares.
Não queira resolver o exercício diretamente.
Inicie o raciocício pelo que se pede e em seguida, tente construir os passos anteriores que levam até lá.


Vamos nomear alguns pontos no círculo base para facilitar a identificação.
Veja:
circulo.jpg
circulo.jpg (10.86 KiB) Exibido 9539 vezes



Considerando o conceito elementar de volume do segmento de interesse, o que precisamos?
Como é reto, apenas precisamos da área da base deste sólido superior, pois o comprimento já temos.
Depois então, calculamos o volume com o produto área da base pelo comprimento que é 2R.

Identificando esta base:
Veja que a base deste sólido é ABC, precisamos calcular esta área.
Considere que você tem um sub-problema agora.

Como calcular esta área ABC?
A idéia é calcular áreas de regiões mais simples e obter esta por diferença.
Por exemplo, é fácil calcular a área do região OABC.
Após, repare que se subtraírmos a área do triângulo OAC, obteremos a área da região que queremos ABC. Vamos fazer assim!


Antes, precisamos daquele ângulo \alpha.
E para obtê-lo, vamos calcular c, por Pitágoras.

R^2 = \left( \frac{R}{2} \right) ^2 + c^2

R^2 - \frac{R^2}{4} = c^2

c^2 = \frac{3R^2}{4}

c = \frac{ \sqrt{3}}{2}R

E para \alpha, utilizaremos seno:

sen\alpha = \frac{c}{R} = \frac{\sqrt{3}}{2}

\alpha = 60^\circ




Agora, vamos voltar para nosso plano.
Calculando a área da região OABC:

Podemos fazer uma regra de três.
\left\{
\begin{matrix}
   360^\circ & \pi R^2 \\ 
   120^\circ & A_{OABC}
\end{matrix}
\right.

A_{OABC} = \frac{120^\circ \cdot \pi R^2}{360^\circ}

A_{OABC} = \frac{\pi R^2}{3}


Pronto, mais um passo.
Na seqüência, a área do triângulo OAC:

A_{OAC} = \frac{R}{2} \cdot c = \frac{R}{2} \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}R = \frac{R^2\sqrt{3}}{4}


Agora que já temos as áreas intermediárias que precisávamos, vamos enfim obter a área da região ABC:
A_{ABC} = A_{OABC} - A_{OAC}

A_{ABC} = \frac{\pi R^2}{3} - \frac{R^2 \sqrt{3}}{4}

A_{ABC} = R^2 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right)


E finalmente, o volume que precisamos:

V = A_{ABC} \cdot 2R

V = R^2 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right) \cdot 2R

V = 2R^3 \left( \frac{\pi}{3} - \frac{\sqrt{3}}{4} \right)

V = R^3 \left( \frac{2\pi}{3} - \frac{\cancel{2}\sqrt{3}}{\cancel{4}{2}} \right)

V = R^3 \left( \frac{4\pi - 3\sqrt{3}}{6} \right)


Ananda, resumindo, não se preocupe em querer resolver os problemas de uma só vez, ou, se não conseguir construir imediatamente um caminho para a resolução.
Lembre-se: comece procurando "algo" que falta para se obter a resposta. Em seguida, perceberá que para antes conseguir este "algo", precisará calcular um "algo2" etc. Assim, você construirá os passos que levarão à resolução final.

Espero ter ajudado!
Bons estudos.
Fábio Sousa
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Re: Cilindro (MAUÁ - SP)

Mensagempor Ananda » Ter Fev 26, 2008 12:42

Olá!
Ajudaste sim!
Grata pelas dicas!
Até mais!
Ananda
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.