-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 485780 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 547566 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 511405 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 742840 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2196214 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Phaniemor » Qua Mai 01, 2013 13:27
Considere um cubo ABCDEFGH no qual ABCD é uma
face com 16 cm² de área, AE e BH são arestas e AG é uma
diagonal do cubo.
Em relação ao cubo citado, considere que, em cada
um de seus vértices, serão pintados três triângulos
retângulos de mesma cor, cada um sobre uma das faces
para as quais aquele vértice é comum, com o vértice do
ângulo reto sendo o vértice do cubo, e com 0,4 cm em cada
um de seus catetos. Cada um dos vértices será pintado em
uma única cor, distinta de todas as outras. A partir daí, serão
escolhidos três de seus vértices para que se faça uma
truncagem do cubo. Truncar um sólido significa fazer nele um
ou mais cortes planos. Neste caso, serão feitos exatamente
três cortes planos sobre arestas que convergem em um
mesmo vértice, e tais cortes serão feitos a 0,4 cm de
distância dos vértices escolhidos. Calcule o total de poliedros
distintos que se pode obter, a partir do cubo, ao fazer os
cortes citados, considerando que um poliedro difere de outro
também pelas cores nas quais alguns de seus vértices estão
pintados. Marque na folha de respostas, desprezando, se
houver, a parte decimal do resultado final.
-
Phaniemor
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 11:12
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Espacial
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Geometria Plana
por claudia » Qui Out 23, 2008 16:11
- 1 Respostas
- 8267 Exibições
- Última mensagem por admin
Ter Out 28, 2008 16:47
Geometria Plana
-
- Geometria plana
por Rayanne07 » Qua Jan 13, 2010 17:40
- 3 Respostas
- 4193 Exibições
- Última mensagem por Rayanne07
Sex Jan 15, 2010 10:46
Geometria Plana
-
- Geometria Plana
por MelvinMyster » Sex Ago 13, 2010 10:07
- 1 Respostas
- 4454 Exibições
- Última mensagem por alexandre32100
Sex Ago 13, 2010 13:15
Geometria Plana
-
- Geometria plana
por Paulo A G » Qua Jan 26, 2011 16:11
- 0 Respostas
- 2218 Exibições
- Última mensagem por Paulo A G
Qua Jan 26, 2011 16:11
Geometria Plana
-
- geometria plana
por Abner » Seg Jan 31, 2011 17:53
- 3 Respostas
- 3252 Exibições
- Última mensagem por Abner
Ter Fev 01, 2011 17:31
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.