• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

[Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor GuilhermeOliveira » Dom Jun 24, 2012 22:54

Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Meu professor de gaal não é dos melhores, ele tá bem velhinho e, infelizmente, não está mais em condições de me ensinar da forma como eu gostaria. Em breve vou fazer uma prova dessa matéria e não sei muita coisa ainda, então, tenho que estudar basicamente sozinho.
Muito obrigado pela ajuda.
GuilhermeOliveira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jun 24, 2012 22:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: ciência da computação
Andamento: cursando

Re: [Cônicas] problemas envolvendo rotação e translação

Mensagempor LuizAquino » Seg Jun 25, 2012 17:17

GuilhermeOliveira escreveu:Olá.
Estou com bastante dificuldades em resolver o seguinte problema:

Considere a cônica cuja equação é dada por
8{x}^{2}-16xy+8{y}^{2}+\sqrt[]{2}x+\sqrt[]{2}y=0
(a) Encontre mudanças apropriadas de coordenadas (rotação e/ou translação),
de modo que a equação resultante fique na forma canônica (padrão).
(b) Identifique a curva.

Minhas dificuldades:
[*]basicamente desenvolvimento do processo (preferencialmente de forma objetiva)
[*]saber quando a figura formada pode ser rotacionada e quando ela pode ser transladada
[*]como colocar equação resultante em uma base ( no caso na forma canônica)
[*]quais os fatores que determinam em qual sentido estarão os vetores encontrados que formarão o novo sistema de cordenadas (novo sistema devido a rotação)
[*]como definir quais são os vetores que representarão qual eixo (x e y) no novo sistema de cordenadas encontrados


Pelo que analiso em suas dificuldades, ao que parece você não sabe nem iniciar o exercício.

Nesse contexto, eu recomendo que primeiro você procure ler sobre esse assunto. Por exemplo, vide o seguinte livro:

Boulos, Paulo; Camargo, Ivan. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3a ed., São Paulo, Pearson Education, 2005.

Nesse livro há vários exercícios resolvidos exibindo o passo a passo de como efetuar a translação e a rotação nas cônicas.

Depois que você fizer essa leitura, se você permanecer com dúvidas em alguma parte, então poste aqui até onde você conseguiu avançar.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.