• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor Danilo » Sáb Mai 26, 2012 21:00

Pessoal, estou em dúvida um exercício aqui... consegui desenvolver, mas não cheguei na resposta correta.

Calcule o valor de m para que os três feixes definidos pelas equações:

2x+3y-8 +k1(mx-3y+5)=0
4x+3y+25+k2(2x-3y-1)=0
mx+my+1+k3(-mx-4y-1)=0

tenham uma reta comum.


Bom, minha idéia é encontrar o ponto de interseção de cada feixe de retas. Encontrei o ponto de interseção da retas do feixe (-4,3). O da terceira (-1/4,0). O da primeira , deixei cada coordenada em função de m.

Assim, montei o determinante com as coordenadas e igualei a zero. Penso eu, que eu deveria encontrar o valor de m tal que as interseções estejam alinhadas... formando uma reta. Mas já tentei de tudo e não dá!!! Agradeço quem puder ajudar!
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 28, 2012 17:17

Danilo escreveu:Calcule o valor de m para que os três feixes definidos pelas equações:

2x+3y-8 +k1(mx-3y+5)=0
4x+3y+25+k2(2x-3y-1)=0
mx+my+1+k3(-mx-4y-1)=0

tenham uma reta comum.


Danilo escreveu:Bom, minha idéia é encontrar o ponto de interseção de cada feixe de retas. Encontrei o ponto de interseção da retas do feixe (-4,3). O da terceira (-1/4,0). O da primeira , deixei cada coordenada em função de m.

Assim, montei o determinante com as coordenadas e igualei a zero. Penso eu, que eu deveria encontrar o valor de m tal que as interseções estejam alinhadas... formando uma reta. Mas já tentei de tudo e não dá!!!


A ideia é por aí. Mas os pontos de interseção que você calculou não estão corretos. O correto está indicado abaixo.

Interseção do Feixe 1)

2x + 3y - 8 + k_1(mx - 3y + 5)=0 \implies (2 + k_1m)x + (3 - 3k_1)y - 8 + 5k_1 = 0

Para k_1 = 1, obtemos a reta x = \frac{3}{2 + m} .

Já para k_1 = -\frac{2}{m}, obtemos a reta y = \frac{8m + 10}{3m + 6} .

Portanto, o ponto de interseção desse feixe é dado por \left(\frac{3}{2 + m},\,\frac{8m + 10}{3m + 6}\right) .

Interseção do Feixe 2)

4x + 3y + 25 + k2(2x - 3y - 1) = 0 \implies (4 + 2k_2)x + (3 - 3k_2)y + 25 - k_2 = 0

Para k_2 = 1, obtemos a reta x = -4.

Já para k_2 = -2, obtemos a reta y = -3.

Portanto, o ponto de interseção desse feixe é dado por (-4, -3).

Interseção do Feixe 3)

mx + my + 1 + k_3(-mx -4y -1) = 0 \implies (m - mk_3)x + (m - 4k_3)y + 1 - k_3 = 0

Para k_3 = \frac{m}{4}, obtemos a reta x = -\frac{1}{m} .

Já para k_3 = 1, obtemos a reta y = 0

Portanto, o ponto de interseção desse feixe é dado por \left(-\frac{1}{m},\,0\right)

Agora tente concluir o exercício.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor Danilo » Seg Mai 28, 2012 19:02

Professor, só para eu entender aqui. Você poderia ter atruíbuido qualquer numero real para m, correto? Só não entendi porque você chamou -2/m na interseção do feixe 1 e na interseção do feixe 3 k3=m/4? Eu chamei k3 = 0, aí eu encontrei o valor 4 para m e substituí e ficou -1/4 m e ficou ficou = 0. Mas se eu deixar -1/m daria certo. Por que eu não posso substituir m? Joguei as interseções de cada feixe no determinante e igualei a zero. Deu aqui, muito grato mesmo! Encontrei o valor de m correto. Agora, estou com uma série de dúvidas aqui. Estou estudando essa máteria em um livro e não entendi um trecho.. ''É comum apresentar-se a equação de um feixe em função de um só parâmetro (k) em vez de dois (k1 e k2). No exemplo k1(2x-3y) + k2(2x+y-4) = 0 , supondo k1 diferente de zero e dividindo por k1, temos:

(2x-3y) + k2/k1 x (x+3y-9) = 0 e, fazendo k2/k1 = k, resulta:

(2x-3y) +( k) x (x + 3y -9) = 0

Notemos, porém, que esta última equação exclui uma reta do feixe: a reta x + 3y -9 = 0 a k1 = 0" (mesmo sendo absurdo a divisão por zero??????). Bom, esta última reta não está no feixe de retas em hipótese em alguma ? (neste caso)

Bom, sei que se eu ter uma equação do feixe, por exemplo: k1 ( 2x - 3y) + k2 (2x+y-9) = 0, eu pegar a reta 2x-3y e igualar a 2x+y-9 eu encontro o ponto de interseção. Ok, isso eu entendi. Mas, se eu pegar, por exemplo a equação (x + y +1 ) + (m) x ( x - y -3) = 0 pegar cada reta e igualar eu já nao consigo encontrar a interseção correta, pois x será zero, o que não é verdade pois x vale 1. Eu só consigo encontrar a interseção correta se eu der valor um valor qualquer para m diferente de zero (e resolvendo a equação) , e o valor zero para m (e substituindo na primeira equação.). Por que isso? Bom, obrigado pela paciencia!
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor LuizAquino » Seg Mai 28, 2012 20:58

Danilo escreveu:Professor, só para eu entender aqui. Você poderia ter atruíbuido qualquer numero real para m, correto?


Para m não. Para os parâmetros k_1, k_2 e k_3.

Danilo escreveu:Só não entendi porque você chamou -2/m na interseção do feixe 1 e na interseção do feixe 3 k3=m/4?


Para determinar o ponto de interseção de um feixe de retas concorrentes, basta determinar a interseção entre duas retas particulares desse eixo. Ou seja, podemos escolher, conforme a nossa vontade e conveniência, duas retas quaisquer desse feixe. Em seguida, basta determinar a interseção entre essas duas retas. Essa interseção irá coincidir com a interseção do feixe. Afinal de contas, todas as retas do feixe possuem um mesmo ponto em comum.

Note que podemos organizar a equação do Feixe 1 no seguinte formato:

(2 + k_1m)x + (3 - 3k_1)y - 8 + 5k_1 = 0

Você lembra que podemos escolher qualquer duas retas nesse feixe? Vamos então escolher as duas retas mais simples: uma reta "horizontal", que tem equação no formato y = c; uma reta "vertical", que tem equação no formato x = c. Veja que essa escolha é conveniente, já que é bem fácil descobrir o ponto de interseção entre essas retas.

Na reta "horizontal", note que não há o termo x. Portanto, o coeficiente multiplicando esse termo deve ser zero. No caso do Feixe 1, basta fazer 2 + k_1m = 0, ou seja, k_1 = -\frac{2}{m} .

Já na reta "vertical", note que não há o termo y. Portanto, o coeficiente multiplicando esse termo deve ser zero. No caso do Feixe 1, basta fazer 3 - 3k_1 = 0, ou seja, k_1 = 1 .

Isso justifica as escolhas que fiz para o parâmetro no caso do Feixe 1.

Já para o Feixe 3, basta seguir o mesmo raciocínio que você perceberá o motivo da escolha k_3=\frac{m}{4} .

Danilo escreveu:Eu chamei k3 = 0, aí eu encontrei o valor 4 para m e substituí e ficou -1/4 m e ficou ficou = 0.


Substituindo k_3 = 0 no Feixe 3, ficamos com a equação mx + my + 1 = 0. Isso é apenas uma das retas do feixe. Precisamos de mais outra para determinar a interseção.

Digamos, por exemplo, que você escolha k_3 = 1 . Nesse caso, ficamos com a equação (m - 4)y = 0. Supondo que m seja diferente de 4, podemos dividir ambos os membros dessa equação por (m - 4), ficando assim com y = 0.

Agora sim temos duas retas do feixe. Podemos então determinar a interseção. E essa interseção é a solução do sistema:

\begin{cases}mx + my - 1= 0 \\ y = 0 \end{cases}

Adivinha, qual é a solução desse sistema? Será o mesmo ponto que eu já havia escrito antes: \left(\frac{1}{m},\,0\right) . Aqui obviamente estamos considerando que m é diferente de zero.

Danilo escreveu: Mas se eu deixar -1/m daria certo. Por que eu não posso substituir m?


Não faz sentido "substituir" o valor de m. Lembre-se que m é o valor que você quer descobrir. Ou seja, é o dado desconhecido do exercício.

Danilo escreveu:Estou estudando essa máteria em um livro e não entendi um trecho.. ''É comum apresentar-se a equação de um feixe em função de um só parâmetro (k) em vez de dois (k1 e k2). No exemplo k1(2x-3y) + k2(2x+y-4) = 0 , supondo k1 diferente de zero e dividindo por k1, temos:

(2x-3y) + k2/k1 x (x+3y-9) = 0 e, fazendo k2/k1 = k, resulta:

(2x-3y) +( k) x (x + 3y -9) = 0

Notemos, porém, que esta última equação exclui uma reta do feixe: a reta x + 3y -9 = 0 a k1 = 0" (mesmo sendo absurdo a divisão por zero??????). Bom, esta última reta não está no feixe de retas em hipótese em alguma ? (neste caso)


Primeiro, você escreveu "(2x-3y) +( k) x (x + 3y -9) = 0". Mas eu presumo que você queira dizer: (2x-3y) +(k) \times (x + 3y -9) = 0 . Note que são coisas bem distintas! Na forma como você escreveu, teríamos na verdade "2x - 3y + kx² + 3kxy - 9kx = 0", o que não faz sentido. Perceba a importância de usar as notações matemáticas adequadas!

Vamos agora supor que a reta x + 3y - 9 = 0 estivesse nesse feixe que tem apenas um parâmetro. Por outro lado, note que podemos arrumar a equação do feixe como sendo (2 + k)x + (-3 + 3k)y - 9k = 0. Comparando os coeficientes dessa equação com aquela outra, para que essas retas sejam iguais, deveríamos ter que:

\begin{cases}2 + k = 1 \\ -3 + 3k = 3 \\ -9k= -9\end{cases}

Note que esse sistema é impossível, pois cada equação fornece um valor diferente para k. Isso significa que não existe um número k que podemos substituir no feixe (2x-3y) +k(x + 3y -9) = 0 de tal modo a obter a equação x + 3y - 9 = 0. Ou seja, ela ficou excluída nesse novo feixe que usa apenas um parâmetro.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor Danilo » Seg Mai 28, 2012 22:14

Entendi tudo, valeu mesmo !!! Professor, obrigado pela paciência. ;)
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor numberbaby123 » Ter Set 30, 2014 13:33

Mestre eu fiz certinho como o senhor falou, achei os pontos de intersecção tbm, mas o problema é para achar 'm' mesmo...
Não consigo de maneira alguma, já tentei fazer a Determinante colocando os 3 pontos de intersecção nelas e igualando a 0, mas sempre da uma conta enorme eu resolvo ela e da uma equação de terceiro grau... Juro que já tentei de TUDO! Estou errando e pelo visto estou persistindo no mesmo erro que não consigo de maneira alguma achar 'm'. O senhor poderia por a resolução da questão? Desde já agradeço!
numberbaby123
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Set 30, 2014 13:23
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: matemática
Andamento: cursando

Re: Exercício sobre Feixe de retas concorrentes - DÚVIDA

Mensagempor LuizAquino » Ter Out 14, 2014 13:43

numberbaby123 escreveu:Mestre eu fiz certinho como o senhor falou, achei os pontos de intersecção tbm, mas o problema é para achar 'm' mesmo...
Não consigo de maneira alguma, já tentei fazer a Determinante colocando os 3 pontos de intersecção nelas e igualando a 0, mas sempre da uma conta enorme eu resolvo ela e da uma equação de terceiro grau... Juro que já tentei de TUDO! Estou errando e pelo visto estou persistindo no mesmo erro que não consigo de maneira alguma achar 'm'. O senhor poderia por a resolução da questão? Desde já agradeço!


Desejamos que os pontos a seguir estejam sobre uma mesma reta: \left(\frac{3}{2 + m},\,\frac{8m + 10}{3m + 6}\right), (-4, -3) e \left(-\frac{1}{m},\,0\right).

Desse modo, esses pontos devem atender a equação:

\begin{vmatrix}
\dfrac{3}{2 + m} & \dfrac{8m + 10}{3m + 6} & 1 \\
-4 & -3 & 1 \\
-\dfrac{1}{m} & 0 & 1
\end{vmatrix} = 0

Desenvolvendo o determinante, obtemos:

-\dfrac{9}{2 + m} - \dfrac{8m + 10}{m(3m + 6)} - \dfrac{3}{m} + \dfrac{32m + 40}{3m + 6} = 0

-\dfrac{9}{2 + m} - \dfrac{8m + 10}{3m(m + 2)} - \dfrac{3}{m} + \dfrac{32m + 40}{3(m + 2)} = 0

\dfrac{-9(3m) - (8m + 10) - 3[3(m+2)] + (32m+40)m}{3m(m+2)} = 0

\dfrac{32m^2 - 4m - 28}{3m(m+2)} = 0

Agora tente continuar a partir daí.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D