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por CarolMarques » Seg Mai 07, 2012 20:37
O cabo de uma ponte suspensa tem a forma de uma parabola quando a carga é uniformemente distribuída na horizontal.A distância entre duas colunas é 150 m , os pontos de suporte do cabo nas colunas estão 22m acima da pista e o ponto mais baixo do cabo está 7 m da pista.Ache a distância vertical do cabo a um ponto na pista a 15 m do pé de uma coluna.
Eu não consigo montar a figura.A questão vem só com enunciado sem figura.Obrigada
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por LuizAquino » Seg Mai 07, 2012 21:46
CarolMarques escreveu:O cabo de uma ponte suspensa tem a forma de uma parabola quando a carga é uniformemente distribuída na horizontal.A distância entre duas colunas é 150 m , os pontos de suporte do cabo nas colunas estão 22m acima da pista e o ponto mais baixo do cabo está 7 m da pista. Ache a distância vertical do cabo a um ponto na pista a 15 m do pé de uma coluna.
CarolMarques escreveu:Eu não consigo montar a figura. A questão vem só com enunciado sem figura.
A figura abaixo ilustra o exercício. O objetivo é determinar a distância h. Tente resolvê-lo agora.
- figura1.png (5.18 KiB) Exibido 8442 vezes
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por CarolMarques » Seg Mai 07, 2012 22:48
Eu não consigo identificar o p.p=7?
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por LuizAquino » Ter Mai 08, 2012 11:11
CarolMarques escreveu:Eu não consigo identificar o p.p=7?
Primeiro você precisa escolher um sistema de eixos conveniente. Por exemplo, vide a figura abaixo.
- figura.png (7.2 KiB) Exibido 8430 vezes
No sistema de eixos em destaque, a equação da parábola é
.
Nesse sistema, para x = 75 temos que y = 22 - 7 = 15. Ou seja, essa parábola passa pelo ponto (75, 15).
Agora tente continuar o exercício.
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por CarolMarques » Qui Mai 10, 2012 19:41
Consegui resolver!Obrigada!
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por Eriverton » Sáb Jun 16, 2012 22:36
Quanto deu a resposta desta questão?
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por LuizAquino » Dom Jun 17, 2012 09:48
Eriverton escreveu:Quanto deu a resposta desta questão?
A reposta é h = 83/5 m.
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por Eriverton » Dom Jun 17, 2012 15:46
como faço para chegar a essa resposta?
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por Eriverton » Dom Jun 17, 2012 18:12
chegueiii a essa resposta. VLW
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por Nhsouza1992 » Sáb Nov 30, 2013 20:47
Gente, voces poderiam me ajudar a resolver este exercício? Muito obrigado!
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por LuizAquino » Dom Dez 01, 2013 07:59
Nhsouza1992 escreveu:Gente, voces poderiam me ajudar a resolver este exercício? Muito obrigado!
Tente seguir os passos:
Passo 1) Substitua o ponto (75, 15) na equação da parábola. Com isso, você descobrirá o valor de
p.
Passo 2) Na equação da parábola, calcule o valor de y considerando que
x = 60 (ou seja, x = (150/2) - 15).
Passo 3) Calcule o valor de
h observando que
h = 7 +
y (sendo
y o valor calculado no Passo 2)).
Se você não conseguir finalizar o exercício, poste aqui até onde você chegou com esses passos.
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por Nhsouza1992 » Dom Dez 01, 2013 19:55
LuizAquino escreveu:Nhsouza1992 escreveu:Gente, voces poderiam me ajudar a resolver este exercício? Muito obrigado!
Tente seguir os passos:
Passo 1) Substitua o ponto (75, 15) na equação da parábola. Com isso, você descobrirá o valor de
p.
Passo 2) Na equação da parábola, calcule o valor de y considerando que
x = 60 (ou seja, x = (150/2) - 15).
Passo 3) Calcule o valor de
h observando que
h = 7 +
y (sendo
y o valor calculado no Passo 2)).
Se você não conseguir finalizar o exercício, poste aqui até onde você chegou com esses passos.
Consegui resolver meu caro, muito obrigado!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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