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[Elipse, hipérbole, parábola] Dificuldade em exercícios!

[Elipse, hipérbole, parábola] Dificuldade em exercícios!

Mensagempor geo_nascimento » Dom Out 23, 2011 15:47

Boa tarde,
não consigo realizar umas questões de elipse e hipérbole ela tem cara de fácil mas pra mim é uma pedra no sapato:

Determinar a equação da elipse de centro C(0,0), focos no eixo de x, excentricidade e=2/3 e passa pelo ponto P(2,-5/3). Não sei por onde começar...

E tem essa também que tá dando uma dor de cabeça : Determine o centro, focos, semi-eixos, assíntota e reta diretriz (se houver) da equação 9x²-58y²+18y+29=0.

por favor me ajudem, tenho um teste sobre isso, obrigado!
geo_nascimento
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Re: [Elipse, hipérbole, parábola] Dificuldade em exercícios!

Mensagempor LuizAquino » Seg Out 24, 2011 16:33

geo_nascimento escreveu:não consigo realizar umas questões de elipse e hipérbole ela tem cara de fácil mas pra mim é uma pedra no sapato:

De fato, as duas questões são fáceis como você verá a seguir. É só trabalhar com as definições e características das cônicas.

Determinar a equação da elipse de centro C(0,0), focos no eixo de x, excentricidade e=2/3 e passa pelo ponto P(2,-5/3).

A equação dessa elipse tem o formato:

\frac{x^2}{a^2} + \frac{y^2}{b^2} = 1 , sendo a e b números positivos e não nulos.

Por definição, sabemos que sua excentricidade é dada pela relação:

e = \frac{c}{a} , sendo que c = \sqrt{a^2 - b^2} e a > b .

Sendo assim, dos dados do exercício temos a equação:

\frac{\sqrt{a^2-b^2}}{a} = \frac{2}{3}

O outro dado do exercício diz que a elipse passa pelo ponto (2, -5/3). Isso significa que esse ponto deve atender a equação da elipse. Isto é, podemos escrever que:

\frac{2^2}{a^2} + \frac{\left(-\frac{5}{3}\right)^2}{b^2} = 1

Considerando então as duas equações que foram obtidas, para resolver o exercício basta calcular a solução do sistema:

\begin{cases}
\frac{\sqrt{a^2-b^2}}{a} = \frac{2}{3} \\
\\
\frac{2^2}{a^2} + \frac{\left(-\frac{5}{3}\right)^2}{b^2} = 1
\end{cases}

Agora tente terminar a resolução.

Determine o centro, focos, semi-eixos, assíntota e reta diretriz (se houver) da equação 9x²-58y²+18y+29=0.

Será necessário arrumar a equação para que ele fique no formato reduzido. Para isso, nesse caso deve-se completar quadrados em relação a variável y.

9x^2-58y^2+18y+29=0

9x^2 - 58\left(y^2 - \frac{9}{29}y\right) + 29=0

9x^2 - 58\left[\left(y - \frac{9}{58}\right)^2 - \left(\frac{9}{58}\right)^2\right] + 29=0

9x^2 - 58\left(y - \frac{9}{58}\right)^2 + \frac{81}{58} + 29=0

9x^2 - 58\left(y - \frac{9}{58}\right)^2  = -\frac{1763}{58}

Dividindo toda essa equação por -\frac{1763}{58} :

-\frac{522x^2}{1763} + \frac{3364\left(y - \frac{9}{58}\right)^2}{1763}  = 1

Note que essa equação representa uma hipérbole.

Agora tente identificar as características solicitadas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?