• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

ESTUDO DA RETA

ESTUDO DA RETA

Mensagempor man3co » Ter Nov 11, 2008 16:01

Qual seria a resolução de uma questão no qual, ela peça a área do triângulo dando a equação da reta que forma o triângulo?

Ex. A área do triângulo que o gráfico da reta r --> 3x-4y+24=0 forma com os eixos coordenados é igual a:
man3co
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Nov 11, 2008 15:56
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: ESTUDO DA RETA

Mensagempor admin » Ter Nov 11, 2008 17:26

Olá man3co, boas-vindas!

Primeiramente você precisa representar esta reta no plano cartesiano.
Sugiro escrevê-la na forma reduzida para facilitar a visualização (isolar o y):

3x - 4y + 24 = 0

4y = 3x + 24

y = \frac{3}{4}x + 6

Há um tópico no fórum sobre esboços de gráficos. É importante ficar familiarizado com aquela idéia.
Com a reta representada, você saberá onde ela corta o eixo x, assim como o eixo y.
Em outras palavras, saberá as medidas dos 3 lados do triângulo que é retângulo por sinal, pois os eixos formam um ângulo reto.

Depois, o cálculo da área será imediato, pois é metade do produto da medida da base pela altura.
Você pode interpretar esta "metade" citada completando o triângulo formando um retângulo.
A área procurada (do triângulo retângulo) é metade da área do retângulo que calculamos com o produto das medidas de dois lados perpendiculares.

Bons estudos!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: ESTUDO DA RETA

Mensagempor man3co » Ter Nov 11, 2008 17:31

vlwzs...mas e após encontrar a equação segmentária como proceder?!
man3co
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Nov 11, 2008 15:56
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: ESTUDO DA RETA

Mensagempor admin » Ter Nov 11, 2008 17:41

É importante você entender cada etapa.
Fez o gráfico da reta dada? Visualizou onde ela intercepta os eixos?

Veja o triângulo retângulo. Você já saberá as medidas dos catetos necessárias para o cálculo da área!

Pensando e esboçando gráficos: viewtopic.php?f=72&t=150&p=299#p299
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

 



Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.